9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:991-4



991-4Educação e Nutrição : O estudo do alimento na mídia como estratégia pedagógica
Autores:Jacqueline Oliveira Silva (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Maurem Ramos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Vanice Wagner (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Bruna Cherubini Alves (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Betânia Contin Contin (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Helisa Canfield de Castro Canfield de Castro (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O trabalho discute o uso do alimento em textos e imagem na revista Época em 2009. Resulta de pesquisa qualitativa descritiva realizada como parte da metodologia de ensino da disciplina “Tópicos Especiais”,do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS). Foi objetivo da pesquisa um mapeamento da presença e dos significados do campo alimentar e nutricional,identificando o uso do alimento nesse tipo de mídia..os dados subsidiaram a discussão das tendências alimentares e nutricionais no Brasil.Foram analisadas 40% dos exemplares publicadas em 2009,,selecionadas aleatoriamente.As informações relacionadas ao tema expressaram-se sobre a forma de imagens que dão suporte as propagandas e,em menor grau as matérias. As imagens dos alimentos é utilizado para o marketing de produtos e serviços ,associando- o ao estilo de vida almejado por quem irá consumi-los.As bebidas alcoólicas,notadamente a cerveja ,são uma presença constante, como propaganda direta ou como parte do cenário. O padrão alimentar divulgado é composto por comidas de consumo rápido,suplementos alimentares ,dietéticos e alta gastronomia,relacionando estes tipos de alimento a um universo simbólico que mobiliza a imagem corporal,o status quo , a autonomia do consumidor e o empreendedorismo. Observou-se como tendências do discurso da Època,a ênfase na associação dos alimentos à estética, a liberdade de escolha, a multiplicidade de ofertas, a rapidez no consumo, a obtenção de prazer e a compensação de danos. Estas tendências aproximam o discurso da Época ao modo de vida da pós modernidade amplamente discutido por Baumann,2000.O padrão discursivo de Época dissemina símbolos e significados pouco compatíveis com a educação alimentar preconizadas pelas organizações e pelos serviços sanitários.A relação saúde–doença como eixo discursivo apresentou-se ausente. O campo alimentar e nutricional se manifesta através da exposição de alimentos como símbolos de modelos de vida e de consumo. O objetivo de educação alimentar a partir do paradigma da alimentação saudável nem sempre são cotejados pelas mídias Conclui-se neste trabalho,que as mídias influenciam o padrão alimentar da sociedade,mesmo quando este tema não é pauta editorial. Como instrumento pedagógico a pesquisa ampliou a compreensão do campo alimentar e nutricional e a apropriação de instrumentos de pesquisa aplicados a Comunicação em saúde.Este resumo é resultado desta inovação pedagógica.


Palavras-chave:  Educação, Nutrição, Comunicação em saúde