991-3 | Quando o educador adoece: O Uso do Pilates para LER/DORT | Autores: | Bruno Morem (SPBM - Studio Pilate B.M.) ; Jacqueline Oliveira Silva (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo O trabalho do educador, dadas as suas características históricas de exercício da oralidade, cria no senso comum uma idéia de adoecimento que estabelece grande distanciamento daqueles que caracterizam os trabalhadores que realizam atividades operativas e repetitivas. Os problemas de saúde do professor são geralmente associados aos campos vocal e mental. Pesquisas recentes divulgadas pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINPRO/RS, 2009), entretanto, indicam que os trabalhadores do ensino tem entre os principais problemas de saúde ,as lesões de esforço repetitivo (LER) e Distúrbio ósteo-musculares (DORT)) relacionados ao trabalho. Esta indicação é corroborada pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INSS,2002) , apontando estes problemas entre as três principais causas de afastamento do trabalho entre professores.
A presença de LER e DORT entre professores tende a aumentar nas próximas décadas, dadas as transformações do processo de trabalho docente que incrementa o uso das tecnologias informacionais e invade a vida privada,acrescendo a isto,a ausência de adequação ergonômica dos espaços ocupacionais as novas características do ensino.
O corpo do educador sofre o impacto dessas mudanças, necessitando reeducar-se para suportar as novas exigências ou reabilitar-se dos problemas cronicamente instalados.
A ausência do suporte de educadores físicos no Sistema Ùnico de Saúde (SUS) impulsiona a busca de serviços supram essa demanda. Levando os professores a serviços privados,entre eles,o“ Studio Pilates”,localizado na área central de Porto Alegre.Este“Studio tem 60 clientes,dos quais 20% professores, do sexo feminino.
O estudo do perfil desses educadores indica que a existência de LER/DORT, com níveis de lesão diferenciados , foi o motivo de vinculo ao serviço.
A maioria encontra-se em atividade profissional, desenvolvendo jornadas entre 20 e 40 horas semanais. Adquiriram a lesão durante o trabalho, independente de sua vinculação a ensino escolar ou universitário,onde realizavam tarefas múltiplas,das aulas a gestão do ensino.Todas perceberam melhoras dos problema após efetivação das atividades físicas,indicando que o Pilates pode ter funções preventivas e reabilitadoras de Ler/DORT entre os educadores. A quase inexistência de pesquisas nesse campo leva a concluir pela necessidade de aprofundar estudos das estratégias de reabilitação e prevenção da LER/DORT entre estes trabalhadores.
Palavras-chave: saúde do trabalhador, Educação em saúde, Lesões de esforço repetitivo |