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987-1 | RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DO MESTRADO EM ENFERMAGEM DA UNIRIO | Autores: | Daniela Savi Geremia (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Edson Alves Menezes (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Gabrielle Peres Burlandy (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Greice Petronilho Prata (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Tatiane Florencio (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Teresa Tonini (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Carlos Roberto Lyra (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Nébia Maria Almeida Figueiredo (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo Este estudo é um Relato de Experiência pedagógica do curso stricto sensu de Enfermagem do programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. A experiência ocorreu com a reformulação da disciplina intitulada como: Enfermagem: saber e prática profissional do cuidar, ensinar e gerenciar em ambientes hospitalares, com a turma de mestrandos 2009. Foi proposto, que os discentes elaborassem e executassem o plano de ensino da disciplina, sob supervisão direta dos professores responsáveis, como forma de proporcionar aprendizado de docência e ainda, atender as tendências educacionais de liberdade à participação do corpo discente na construção pedagógica do curso. A proposta da disciplina foi um desafio aos mestrandos para planejar e executar a ementa do curso. Após a elaboração do programa da disciplina e do cronograma houve a apresentação e discussão juntamente com os docentes, os alunos foram separados em grupos divididos de acordo com as temáticas dos projetos de dissertação, com a finalidade de cada grupo desenvolvesse parte da ementa de acordo com seus conhecimentos e habilidades. Os mestrandos dividiram-se em 03 grupos, os quais abordaram a gerência do cuidado em cenários diferentes, as atividades foram organizadas em aulas explanatórias, visita observacional em ambientes do cuidado (hospitalar e unidades básicas de saúde) e organização de palestras com convidados que vivenciam o cuidado em diferentes cenários. A proposta dos temas abordados baseou-se essencialmente nas necessidades dos alunos trazidas a partir das práticas dos ambientes de trabalho. No final do semestre, com a troca de experiências e vivências em sala de aula entre os docentes e discentes, chegou-se a conclusão de que a experiência dessa nova prática pedagógica, na disciplina em questão, não atendeu as expectativas propostas no plano de ensino. Precisa-se estabelecer momentos de avaliação ao fim de cada encontro/aula, seja ele em sala de aula ou em visita técnica. Esta avaliação precisa ser capaz de estimular o grupo, alunos e professores, a refletir sobre a prática das atividades a partir do novo método, apontando as fragilidades e os sucessos obtidos. Sendo assim, cria-se um processo de reflexão que aponta pontos favoráveis a serem aproveitados para os próximos encontros e fragilidades que devem ser descartadas, bem como a possibilidade de novas idéias que devem ser compartilhadas na perspectiva de futura utilização.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Ensino, Modelos Educacionais |