<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:987-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">987-1</td><td><b>RELATO DE EXPERINCIA PEDAGGICA NA DISCIPLINA DO MESTRADO EM ENFERMAGEM DA UNIRIO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Daniela Savi Geremia </u> (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Edson Alves Menezes (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Gabrielle Peres Burlandy (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Greice Petronilho Prata (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Tatiane Florencio (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Teresa Tonini (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Carlos Roberto Lyra (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Nbia Maria Almeida Figueiredo (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este estudo um Relato de Experincia pedaggica do curso <i>stricto</i> <i>sensu</i> de Enfermagem do programa de Ps-graduao da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  UNIRIO. A experincia ocorreu com a reformulao da disciplina intitulada como: Enfermagem: saber e prtica profissional do cuidar, ensinar e gerenciar em ambientes hospitalares, com a turma de mestrandos 2009. Foi proposto, que os discentes elaborassem e executassem o plano de ensino da disciplina, sob superviso direta dos professores responsveis, como forma de proporcionar aprendizado de docncia e ainda, atender as tendncias educacionais de liberdade participao do corpo discente na construo pedaggica do curso. A proposta da disciplina foi um desafio aos mestrandos para planejar e executar a ementa do curso. Aps a elaborao do programa da disciplina e do cronograma houve a apresentao e discusso juntamente com os docentes, os alunos foram separados em grupos divididos de acordo com as temticas dos projetos de dissertao, com a finalidade de cada grupo desenvolvesse parte da ementa de acordo com seus conhecimentos e habilidades. Os mestrandos dividiram-se em 03 grupos, os quais abordaram a gerncia do cuidado em cenrios diferentes, as atividades foram organizadas em aulas explanatrias, visita observacional em ambientes do cuidado (hospitalar e unidades bsicas de sade) e organizao de palestras com convidados que vivenciam o cuidado em diferentes cenrios. A proposta dos temas abordados baseou-se essencialmente nas necessidades dos alunos trazidas a partir das prticas dos ambientes de trabalho. No final do semestre, com a troca de experincias e vivncias em sala de aula entre os docentes e discentes, chegou-se a concluso de que a experincia dessa nova prtica pedaggica, na disciplina em questo, no atendeu as expectativas propostas no plano de ensino. Precisa-se estabelecer momentos de avaliao ao fim de cada encontro/aula, seja ele em sala de aula ou em visita tcnica. Esta avaliao precisa ser capaz de estimular o grupo, alunos e professores, a refletir sobre a prtica das atividades a partir do novo mtodo, apontando as fragilidades e os sucessos obtidos. Sendo assim, cria-se um processo de reflexo que aponta pontos favorveis a serem aproveitados para os prximos encontros e fragilidades que devem ser descartadas, bem como a possibilidade de novas idias que devem ser compartilhadas na perspectiva de futura utilizao. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Enfermagem, Ensino, Modelos Educacionais</td></tr></table></tr></td></table></body></html>