9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:982-1


Poster (Painel)
982-1Inserção da Residência Multiprofissional em Saúde nas Práticas de Atenção Primária em um Hospital de Alta Complexidade
Autores:Joyce Andrade das Flores (HUCFF/ UFRJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho) ; Larissa Fernanda Zarath Moreira (HUCFF/ UFRJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho) ; Rosane Loureiro de Oliveira (HUCFF/ UFRJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho) ; Marlete Pereira da Silva (HUCFF/ UFRJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho) ; Maria Luiza de Oliveira Teixeira (HUCFF/ UFRJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho)

Resumo

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde visa formar profissionais para atender aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), articulando serviço-ensino, resgatando os valores de humanização e das práticas da integralidade. Trata-se de um desafio assegurar uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica, transformando a prestação de serviços à população. O atendimento na área de saúde centrado no modelo hospitalocêntrico sobrecarrega os serviços do SUS. Nesse sentido, percebe-se uma distorção nos fluxos racionais de pessoas por níveis crescentes de complexidade conforme suas necessidades, gerando uma desorganização no atendimento à saúde e, por consequência, o demérito das ações de atenção primária. Na perspectiva de construir novas práticas na saúde, o Serviço de Epidemiologia e Avaliação (SEAV) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), com o respaldo da Comissão de Enfrentamento da Pandemia (CEPA) da Influenza dessa instituição, constituiu uma equipe multiprofissional em saúde para a estratégia de vacinação contra Influenza A H1N1. Essa equipe foi composta por profissionais do Serviço, 1 médico e 3 enfermeiras sanitaristas, e por Residentes Multiprofissionais em Saúde do HUCFF e em Saúde Coletiva do IESC, sendo 3 enfermeiras, 1 farmacêutica e 1 nutricionista. Seguiu-se a programação do calendário da vacinação estipulado pelo Ministério da Saúde, iniciando a imunização com os profissionais de saúde e os pacientes internados com doenças crônicas. O trabalho multiprofissional permitiu a interface com outros setores do Hospital como os Serviços de Segurança e Saúde do Trabalhador (SESSAT) e de Farmácia. A prática assistencial envolveu toda a equipe nas etapas de dispensação, triagem e aplicação das vacinas. O SEAV esclareceu dúvidas sobre a vacinação, garantiu sua segurança, apontou suas contra indicações e, ademais, realizou notificação e investigação de eventos adversos, acompanhando os casos. A organização do processo de vacinação proporcionou um campo profícuo para adoção de estratégia de educação em saúde compartilhada entre Residentes e Equipe de Saúde. O trabalho permitiu integração serviço-ensino, atendendo ao princípio de integralidade preconizado pelo SUS. Assim, percebe-se que a institucionalização da Residência Multiprofissional em Saúde contribui na construção de novos fluxos nos serviços de saúde, atendendo demandas de atenção dos usuários em todos os níveis de complexidade.


Palavras-chave:  atenção básica, integralidade, residência multiprofissional em saúde