9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:971-1



971-1Integração Ensino-Trabalho-Cidadania no Curso de Odontologia do UNIFESO: construindo um conceito ampliado de saúde no cotidiano da atenção básica em Teresópolis/RJ.
Autores:Francisco Augusto Gondim Silva (ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública) ; Carlos Otávio Fiúza Moreira (ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública) ; Verônica Santos Albuquerque (ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública)

Resumo

No Curso de Odontologia do UNIFESO as atividades práticas acontecem na lógica da integração ensino-trabalho-cidadania (IETC), que considera a articulação entre ensino, pesquisa e atenção à saúde em cenários diversificados, incorporando a participação popular, o controle social e o protagonismo estudantil. As atividades são realizadas desde o primeiro período do Curso e guardam relação com as competências a serem desenvolvidas, considerando suas dimensões cognitivas, afetivas e psicomotoras, em níveis crescentes de complexidade. O que se busca é valorizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e de capacidade ampliada de lidar com questões sociais na formação do dentista, no contexto da equipe de saúde. Todas as atividades da IETC são supervisionadas por preceptores, residentes e monitores nas UBSF e em equipamentos sociais (creches, escolas,empresas) de Teresópolis, de modo a favorecer a compreensão ampliada do conceito de saúde e dos pressupostos da Estratégia de Saúde da Família, além de desenvolver a comunicação verbal, vivenciar e aprender a trabalhar em equipe, identificar os fatores envolvidos no processo saúde-doença-cuidado, trabalhando com abordagens de fatores de vulnerabilidade ou de proteção simultâneos para doenças da cavidade bucal e outros agravos como diabetes, hipertensão, obesidade, trauma e câncer. Os estudantes constroem estas competências através de ações de promoção, prevenção e atenção que compreendem a educação em saúde em creches, escolas e nos grupos de gestantes, hipertensos, diabéticos, adolescentes e idosos, além da higiene bucal supervisionada, aplicação tópica de flúor, evidenciação de placa e ações de recuperação, principalmente através do tratamento restaurador atraumático. Também são realizados quando necessário o encaminhamento para a clínica-escola do UNIFESO. Mesmo com algumas demandas evidentes, como a necessidade da implantação das equipes de saúde bucal no município de Teresópolis, a contratação de novos preceptores e a ampliação do diálogo entre os sujeitos envolvidos nas atividades da IETC, fica clara a articulação entre a instituição de ensino, os serviços de saúde e as comunidades com repercussão na formação profissional em saúde. Destaca-se um novo olhar que vai se constituindo junto à população, aos estudantes e aos profissionais – de que a Odontologia não se limita a ações descontextualizadas em Saúde Bucal, mas de que pode produzir cuidados integrais no contexto da equipe interdisciplinar.


Palavras-chave:  ações integradas de saúde, educação baseada em competências, integração docente-assistencial