9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:970-1



970-1Integrando saberes para um novo fazer em saúde, a experiência do PET-SAUDE-Natal-RN.
Autores:Antonio Medeiros Júnior Jonia Cibelle Santos Lima, Francisca Nazaré Liber (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

O Projeto Integrando saberes para um novo fazer em saúde PET-SAUDE-Natal, elaborado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal-RN, foi contemplado pelo Ministério da Saúde com nove grupos tutoriais multiprofissionais. Tem como principais objetivos contribuir para a formação integrada de profissionais de saúde, promovendo o avanço da educação no trabalho, considerando a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Busca estimular o desenvolvimento de estudos no campo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), visando colaborar para a qualificação e consolidação da gestão do cuidado no contexto da atenção básica na rede municipal de saúde. Mediante a constituição dos três eixos operacionais indissociáveis, desenvolvemos as seguintes estratégias de ensino na graduação: a Atividade Integrada de Educação, Saúde e Cidadania (SACI) e o Programa de Orientação Tutorial Integrado (POTI). Na pesquisa, articulamos a participação de tutores, preceptores, monitores e alunos no estudo qualitativo da satisfação dos usuários em áreas cobertas pela Estratégia de Saúde da Família, no intuito de captar o discurso do sujeito coletivo, a partir da representação social acerca dessa temática, em suas dimensões relacional, organizacional e profissional. A extensão tem propiciado aos docentes, preceptores e discentes, participarem de ações multidisciplinares nos equipamentos sociais e comunitários envolvendo sala de situação, acolhimento, saúde do trabalhador, inquéritos epidemiológicos, estímulo ao uso consciente de medicamentos, saúde do idoso na atenção básica, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto, gravidez na adolescência, pé diabético, dentre outros. Pode-se concluir que o PET-SAUDE-Natal tem promovido uma maior articulação entre a academia e os serviços de saúde locais. Nessa experiência, os múltiplos saberes presentes na realidade social são respeitados e valorizados; a interação entre os distintos sujeitos sociais envolvidos nas vivências, em cenários de ensino reais, tem se fortalecido ao longo do tempo e, algumas inovações metodológicas e de avaliação da aprendizagem, também foram implementadas no ensino de graduação. Por outro lado, há um do enorme potencial a ser explorado no sentido de qualificar o cuidado em saúde na ESF e integrar ainda mais o ensino de graduação aos serviços municipais de saúde e à Pós-Graduação-UFRN, através da criação de Mestrados Profissionalizantes em Saúde.


Palavras-chave:   PET-Saúde, Ensino, Graduação.