<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:969-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">969-1</td><td><b>PROJETO  CUIDANDO EM FAMLIA : A EXTENSO COMO ESTRATGIA DE INTEGRAO ENSINO-SERVIO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Livia Angeli Silva </u> (IFBA - Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia da Bahia) ; Maria Emlia dos Santos Gonalves (IFBA - Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia da Bahia) ; Aqueila Souza da Costa (IFBA - Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia da Bahia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A formao de profissionais de sade no Brasil acontece num contexto paradoxal e repleto de desafios. Ao mesmo tempo em que os servios de sade do SUS devem ser cenrios para as atividades de ensino, muitas vezes os mesmos no esto preparados para tal. Neste contexto, as atividades de extenso podem ser encaradas como estratgias de integrao ensino-servio, na medida que podem colaborar como uma via de mo dupla, tanto contribuindo para o desenvolvimento de aes em sade, como tambm para a criao de um ambiente mais propcio para a formao. Nesta perspectiva, foi construdo o projeto de Extenso  Cuidado em Famlia do Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia da Bahia  Campus de Eunpolis com o objetivo de contribuir com o planejamento e execuo de aes em sade na ESF, contribuindo com o fortalecimento do SUS. Para tanto foram eleitas duas reas da ESF para desenvolvimento das aes e as atividades foram orientadas pelos planejamentos elaborados pelos discentes durante as prticas de campo. Assim, foram acompanhados pacientes portadores de doenas crnicas e doenas transmissveis, principalmente no que tange a buscas ativas de faltosos e de comunicantes. Foram desenvolvidas atividades de educao popular em sade voltadas para doenas e agravos transmissveis como tambm de outros temas priorizados pelos discentes como alimentao saudvel e destino do lixo. As atividades aconteceram em espaos sociais como escolas, igrejas, praas pblicas, campo de futebol, a prpria unidade de sade e domiclios. Como resultados se destacam: melhoria da adeso dos pacientes aos tratamentos de Hansenase e Tuberculose, integrao e parceria entre Unidade de Sade e instituio de ensino com novas solicitaes e demandas, maior envolvimento dos discentes no desenvolvimento das prticas de campo, maior coerncia entre aes desenvolvidas nas prticas de campo e a realidade de sade da populao, melhoria do vnculo com a comunidade aes de sade nos domiclio mais produtivas e resolutivas, alm de despertar para a realizao de atividades de pesquisa naquelas reas. Tais resultados nos remete reflexo acerca da necessidade de cada vez mais inter-relacionar as atividades de ensino-extenso-pesquisa para potencializar o processo ensino-aprendizagem na formao de profissionais de sade como tambm para contribuir com a consolidao de modelos contra-hegemnicos de ateno sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao, Intersetorialidade, Sade da Famla</td></tr></table></tr></td></table></body></html>