9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:969-1


Poster (Painel)
969-1PROJETO “CUIDANDO EM FAMÍLIA”: A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Autores:Livia Angeli Silva (IFBA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia) ; Maria Emília dos Santos Gonçalves (IFBA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia) ; Aqueila Souza da Costa (IFBA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia)

Resumo

A formação de profissionais de saúde no Brasil acontece num contexto paradoxal e repleto de desafios. Ao mesmo tempo em que os serviços de saúde do SUS devem ser cenários para as atividades de ensino, muitas vezes os mesmos não estão preparados para tal. Neste contexto, as atividades de extensão podem ser encaradas como estratégias de integração ensino-serviço, na medida que podem colaborar como uma via de mão dupla, tanto contribuindo para o desenvolvimento de ações em saúde, como também para a criação de um ambiente mais propício para a formação. Nesta perspectiva, foi construído o projeto de Extensão “Cuidado em Família” do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus de Eunápolis com o objetivo de contribuir com o planejamento e execução de ações em saúde na ESF, contribuindo com o fortalecimento do SUS. Para tanto foram eleitas duas áreas da ESF para desenvolvimento das ações e as atividades foram orientadas pelos planejamentos elaborados pelos discentes durante as práticas de campo. Assim, foram acompanhados pacientes portadores de doenças crônicas e doenças transmissíveis, principalmente no que tange a buscas ativas de faltosos e de comunicantes. Foram desenvolvidas atividades de educação popular em saúde voltadas para doenças e agravos transmissíveis como também de outros temas priorizados pelos discentes como alimentação saudável e destino do lixo. As atividades aconteceram em espaços sociais como escolas, igrejas, praças públicas, campo de futebol, a própria unidade de saúde e domicílios. Como resultados se destacam: melhoria da adesão dos pacientes aos tratamentos de Hanseníase e Tuberculose, integração e parceria entre Unidade de Saúde e instituição de ensino com novas solicitações e demandas, maior envolvimento dos discentes no desenvolvimento das práticas de campo, maior coerência entre ações desenvolvidas nas práticas de campo e a realidade de saúde da população, melhoria do vínculo com a comunidade ações de saúde nos domicílio mais produtivas e resolutivas, além de despertar para a realização de atividades de pesquisa naquelas áreas. Tais resultados nos remete à reflexão acerca da necessidade de cada vez mais inter-relacionar as atividades de ensino-extensão-pesquisa para potencializar o processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais de saúde como também para contribuir com a consolidação de modelos contra-hegemônicos de atenção à saúde.


Palavras-chave:  Formação, Intersetorialidade, Saúde da Famíla