9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:968-2



968-2Laboratório de Prática Profissional no cuidado coletivo em saúde: vivência do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Faculdade de Medicina de Marília.
Autores:Maíra Rodrigues Scuccuglia (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Leonardo da Cruz Araújo (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Geisa Mascarin Bardaouil (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Aline Lima de Oliveira Carrocini (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Marilia Simon Sgambatti (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Milena Takamiya Sugahara (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Giovanna Carvalho de Oliveira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília)

Resumo

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Famema acolhe residentes das seguintes áreas profissionais: enfermagem, serviço social, psicologia, fisioterapia, odontologia. Tem como propósito promover o desenvolvimento da prática integral à saúde, possibilitando aos residentes formados pelo programa o exercício profissional com excelência nas áreas de cuidado à saúde das pessoas, das famílias, de comunidades, na gestão, na organização do trabalho e na produção de informação científica, visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida. Entre as diversas atividades desenvolvidas está o laboratório de prática profissional (LPP), que se constitui num espaço de ensino aprendizagem, a partir de relatos experienciais da prática vivenciada pelos mesmos. Esta prática focaliza o desenvolvimento qualificado dos residentes nas diversas áreas de competência, orientando as atividades de teorização e reflexão crítica, propiciando a identificação das necessidades de aprendizagem de cada residente, busca de informação, identificação das melhores evidências para a investigação e plano de cuidado e a imediata aplicação do conhecimento visando à transformação da prática e da saúde das pessoas, família e comunidade. Foram formados 4 pequenos grupos, sendo 8 residentes e 1 professor facilitador, utilizando-se o referencial da problematização. No ciclo pedagógico de cuidado coletivo, foram formuladas questões com as seguintes temáticas: trajetória histórica da saúde coletiva e sua correlação ao mundo real de trabalho; sistemas de informação, planejamento e educação em saúde. Estas temáticas favoreceram a transformação da prática não apenas do residente (multiplicador de aprendizagem problematizada), mas também da equipe de saúde da estratégia da saúde da família.


Palavras-chave:  Aprendizagem em processo de trabalho, Construção do conhecimento, Residência Multiprofissional em Saúde