<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:968-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">968-2</td><td><b>Laboratrio de Prtica Profissional no cuidado coletivo em sade: vivncia do Programa de Residncia Multiprofissional em Sade da Famlia - Faculdade de Medicina de Marlia. </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Mara Rodrigues Scuccuglia </u> (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Leonardo da Cruz Arajo (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Geisa Mascarin Bardaouil (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Aline Lima de Oliveira Carrocini (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Marilia Simon Sgambatti (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Milena Takamiya Sugahara (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Giovanna Carvalho de Oliveira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Programa de Residncia Multiprofissional em Sade da Famlia da Famema acolhe residentes das seguintes reas profissionais: enfermagem, servio social, psicologia, fisioterapia, odontologia. Tem como propsito promover o desenvolvimento da prtica integral sade, possibilitando aos residentes formados pelo programa o exerccio profissional com excelncia nas reas de cuidado sade das pessoas, das famlias, de comunidades, na gesto, na organizao do trabalho e na produo de informao cientfica, visando melhoria da sade e da qualidade de vida. Entre as diversas atividades desenvolvidas est o laboratrio de prtica profissional (LPP), que se constitui num espao de ensino aprendizagem, a partir de relatos experienciais da prtica vivenciada pelos mesmos. Esta prtica focaliza o desenvolvimento qualificado dos residentes nas diversas reas de competncia, orientando as atividades de teorizao e reflexo crtica, propiciando a identificao das necessidades de aprendizagem de cada residente, busca de informao, identificao das melhores evidncias para a investigao e plano de cuidado e a imediata aplicao do conhecimento visando transformao da prtica e da sade das pessoas, famlia e comunidade. Foram formados 4 pequenos grupos, sendo 8 residentes e 1 professor facilitador, utilizando-se o referencial da problematizao. No ciclo pedaggico de cuidado coletivo, foram formuladas questes com as seguintes temticas: trajetria histrica da sade coletiva e sua correlao ao mundo real de trabalho; sistemas de informao, planejamento e educao em sade. Estas temticas favoreceram a transformao da prtica no apenas do residente (multiplicador de aprendizagem problematizada), mas tambm da equipe de sade da estratgia da sade da famlia.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Aprendizagem em processo de trabalho, Construo do conhecimento, Residncia Multiprofissional em Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>