9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:968-1



968-1Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Faculdade de Medicina de Marília: construção do conhecimento a partir da prática profissional ROSA, R. S. L.; SGAMBATTI, M. S.; CARVALHO JUNIOR, P. M.; ADACHI, E. A.
Autores:Renata Shimizu Locatelli Rosa (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Marilia Simon Sgambatti (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Paulo Marcondes de Carvalho Junior (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Elza Aquimi Adachi (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília)

Resumo

A Faculdade de Medicina de Marília – Famema desenvolve Residência Multiprofissional em Saúde da Família desde 2003. As carreiras envolvidas inicialmente eram a de medicina e enfermagem. Atualmente estas carreiras foram ampliadas, envolvendo a odontologia, serviço social, psicologia e fisioterapia. Dentre as atividades desenvolvidas encontra-se o Laboratório de Prática Profissional – LPP que é oferecido semanalmente e proporciona a exploração e otimização de aprendizagem significativa para os residentes, trabalhando com a prática profissional que está sendo realizada por eles nos diversos cenários de estratégia de saúde da família no município de Marília. Como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, ocorre a partir da problematização de situações da prática, relatado por escrito, individualmente, na forma de narrativa reflexiva. Este trabalho é realizado em 4 pequenos grupos, sendo oportunizada a socialização das vivências entre os mesmos, sendo que o professor facilita o processo de aprendizagem a partir das narrativas, utilizando a problematização como metodologia para se definir as questões a serem estudadas. Para dar respostas às questões, os residentes realizam uma busca qualificada e diversificada, individualmente. Na seqüência, em pequenos grupos, ocorre uma socialização do que foi estudado, sendo construída uma nova síntese coletiva. Este processo envolve elementos de acolhimento – quando da chegada dos residentes; dando continuidade nas áreas do cuidado em saúde individual e coletiva, assim como também organização e gestão do processo de trabalho. Cada ciclo educacional envolve aproximadamente 8 encontros presenciais e 8 não presenciais – busca. Ao final de cada atividade é realizada uma avaliação na perspectiva formativa, que ajuda no encaminhamento do processo. Todos os residentes consideram este espaço privilegiado para a reflexão e fundamentação da prática profissional.


Palavras-chave:  Formação Multiprofissional em Saúde, Construção de conhecimento, Ensino Multiprofissional