9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:962-1


Poster (Painel)
962-1IMPLANTAÇÃO DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL UNIVERSAL NO MUNICÍPIO DE SUZANO-ARTICULAÇÃO COM O PROJETO TERAPEUTICO SINGULAR
Autores:Eliana de Martino (UNG - UNIVERSIDADE GUARULHOSSANTA CASA DE SUZANO - Santa Casa de Suzano) ; Veronica Takemoto (UNG - UNIVERSIDADE GUARULHOSSANTA CASA DE SUZANO - Santa Casa de Suzano) ; Juliana Marques de Sousa (UNG - UNIVERSIDADE GUARULHOSSANTA CASA DE SUZANO - Santa Casa de Suzano) ; Aline Raquel Cordeiro Genu (UNG - UNIVERSIDADE GUARULHOSSANTA CASA DE SUZANO - Santa Casa de Suzano) ; Joyce Gonçalves dos Santos (UNG - UNIVERSIDADE GUARULHOSSANTA CASA DE SUZANO - Santa Casa de Suzano)

Resumo

 Segundo o IBGE a população classificada por tipo de deficiência e os grupos de idade no Brasil de 2000 indica que 0,3% da população entre 0 e 04 anos é incapaz ou com alguma dificuldade para ouvir.Assim, no município de Suzano,das 25.499 crianças nesta faixa etária,76 apresentarão dificuldades para a comunicação oral, déficit no desenvolvimento de habilidades lingüísticas que comprometerão o aprendizado, dificultarão o relacionamento social.Sabemos que o acesso a serviços: prevenção, detecção e intervenção com reabilitação são indicadores de saúde pública. Assim, este programa tem por objetivo a detecção e intervenção precoce levando a um melhor desenvolvimento de fala, linguagem, aprendizagem e adequação psico social. Para a sua implantação foi realizada reunião com os profissionais da rede pública envolvidos com detecção e intervenção em distúrbios da comunicação, caracterizando os instrumentos diagnósticos e interventivos. Foi elaborado o Programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal e apresentado ao corpo clínico da Santa Casa de Suzano. Todas as mães são orientadas quanto a natureza do exame, sua realização, seus objetivos e a necessidade de acompanhamento em casos específicos. Estas informações são apresentadas por equipe multiprofissional pertencentes ao PTS- Programa Terapêutico Singular. No período de 15 de janeiro a 15 de março foram avaliados 657 neonatos,tendo-se neste período o total de 663 nascidos vivos o que confere ao programa a realização do exame em 99,1% dos nascidos vivos. Foram realizados 42 retestes, com adesão de 81% ao programa. Do total de avaliados, 8,3% (55 neonatos) apresentaram presença de IRPA devendo ser acompanhados até os 02 anos de idade. Neste período, um neonato, 2,4%, foi encaminhado para a especialidade por alteração de orelha média e não foram feitos encaminhamentos para diagnóstico em serviço de alta complexidade. A execução do programa com a adesão do corpo clínico e de funcionários da maternidade ratifica a importância da apresentação das metas e da logística de execução na época da implantação.Este programa pretende a vigilância do desenvolvimento nos distúrbios da comunicação relacionados a privação sensorial auditiva durante a atenção primária à saúde da criança, de forma contínua, flexível, envolvendo profissionais de saúde, familiares e educadores.


Palavras-chave:  TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL UNIVERSAL, PROJETO TERAPEUTICO SINGULAR, DETECÇÃO PRECOCE DA PERDA AUDITIVA