9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:961-1



961-1NASF: Construindo Diretrizes e Re-significando o Processo de Trabalho - uma proposta para fortalecer a Saúde da Família na Bahia
Autores:Lígia Castegnaro Trevisan (DAB / SESAB - Diretoria de Atenção Básica / SESAB) ; Regis Cunha de Oliveira (DAB / SESAB - Diretoria de Atenção Básica / SESAB) ; Americo Yuti Mori (DAB / SESAB - Diretoria de Atenção Básica / SESAB) ; Jonsos Nunes Júnior (DAB / SESAB - Diretoria de Atenção Básica / SESAB) ; Victor Brandão (DAB / SESAB - Diretoria de Atenção Básica / SESAB) ; Teo Cordeiro (DAB / SESAB - Diretoria de Atenção Básica / SESAB) ; Maria Lia Zerbini (DAB / SESAB - Diretoria de Atenção Básica / SESAB)

Resumo

O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – constitui-se em uma estratégia para ampliar a resolutividade da atenção básica e o escopo de suas ações. O acúmulo das experiências das equipes implantadas tem pautado a necessidade de criação de diretrizes acerca do processo de trabalho, na medida em que apontam para as potencialidades e dificuldades na efetivação de seus objetivos. As primeiras equipes de NASF da Bahia foram credenciadas em junho de 2008, sendo que em março de 2010 o estado já contava com 75 equipes implantadas. A Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Bahia vem desenvolvendo ações de apoio para implantação de NASF, através de suas equipes de apoio institucional, que atuam de forma regionalizada. O acúmulo de experiências dessa Diretoria tornou mais concreta a necessidade de aprovação de diretrizes que pudessem guiar o processo de trabalho do NASF, de acordo com as realidades locais e com o projeto político de saúde adotados pela atual gestão de governo. Em 2009 foi realizado o I Encontro Estadual do NASF, gerando trocas importantes entre trabalhadores e gestores. No fim do mesmo ano, encontros microrregionais permitiram novas discussões. Estes espaços foram fontes de conhecimento teórico-práticas para a formulação de uma resolução estadual, aprovada em março de 2010, aprovando as diretrizes estaduais para implantação, funcionamento e qualificação do NASF no Estado. A construção desta resolução foi marcada por um processo democrático que envolveu trocas de saberes e de diferentes concepções sobre as práticas do NASF entre os distintos núcleos de saber dos próprios apoiadores, organizados sob a forma de Grupo de Trabalho, e pela participação, através de consulta pública, de trabalhadores e gestores. Em maio de 2010 serão realizados encontros macrorregionais para validação e ampliação da discussão dessas diretrizes junto a trabalhadores de NASF e ESF e gestores estaduais e municipais, em um processo de construção crescente que culminará, em junho, no II Encontro Estadual do NASF. A experiência desta Diretoria vem demonstrando êxitos e vicissitudes do desafio de efetivar a proposta do NASF no fortalecimento da Atenção Básica em nosso estado. A vivência possibilitada no encontro entre gestores e trabalhadores tem demonstrado as potencialidades do vínculo rico e necessário entre estes atores.


Palavras-chave:  NASF, Saúde da Família, processo de trabalho