<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:952-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">952-1</td><td><b>Quando a arte produz o cuidado: o teatro desenvolvendo competncia profissional no cenrio do laboratrio de habilidades na formao em sade.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Claudia de Lima Ribeiro </u> (UNIFESO - Centro Universitrio Serra dos rgos) ; Maria Paula Cerqueira Gomes (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Maria Cristina Marcolan Quitete (UNIFESO - Centro Universitrio Serra dos rgos) ; Francisco Augusto Gondim Silva (UNIFESO - Centro Universitrio Serra dos rgos) ; Adriane de Souza Ramires (UNIFESO - Centro Universitrio Serra dos rgos) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente trabalho um relato de experincia que trata do teatro como ferramenta no desenvolvimento de competncias e habilidades de profissionais de sade no contexto da mudana curricular do Centro Universitrio Serra dos rgos. Este processo de mudana envolve os currculos dos cursos de graduao em Enfermagem, Medicina e Odontologia , fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na participao no Programa Nacional de Reorientao da Formao Profissional em Sade(Pr-Sade), buscando uma formao generalista, humanstica de maneira que os profissionais sejam capazes de  aprender a aprender , e de levar em conta a realidade social,objetivando fortalecer o modelo de ateno sade,usurio centrado e possibilitar aos futuros profissionais da rea reconhecer e trabalhar frente s necessidades do indivduo, da famlia e da populao.Para isto,os estudantes so inseridos em cenrios de prtica,onde o trabalho em sade acontece,desde os primeiros perodos,na lgica da integrao ensino-trabalho-cidadania. A proposta desta insero desenvolver a capacidade de refletir sobre as formas do agir social e sobre os valores essenciais formao da cidadania, alm de contribuir na construo de uma viso integral do processo sade-doena e da integralidade do cuidado. Portanto, levando-se em conta o desafio de uma formao diferenciada e a necessidade da construo de competncias relacionais para atuao no mundo trabalho,nasce em 2009 o projeto  Sade em Cena cujas atividades acontecem no laboratrio de habilidades atravs da participao dos estudantes em cenas dramatizadas que simulam a realidade do mundo do trabalho possibilitando a vivncia de emoes e dificuldades experienciadas na realidade. As atividades envolvem estudantes matriculados nos cursos inseridos no Pr-Sade como pacientes simulados, orientados pela coordenadora do projeto e um professor de artes cnicas,que participam desde a cartografia das competncias que se pretende mobilizar,construo das estaes do cuidado e dos temas norteadores em cena,gravao das cenas, produo do material didtico-instrucional, figurino, cenrios e a participao na discusso coletiva. A partir da visualizao das cenas e discusso coletiva ,os estudantes conseguem rever sua atitude diante do usurio, refletir sobre esse agir e a produo de cuidado ,como tambm possibilita aos docentes identificar as competncias no atingidas pelos estudantes,contribuindo na avaliao formativa.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;arte, cuidados em sade, educao baseada em competncia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>