952-1 | Quando a arte produz o cuidado: o teatro desenvolvendo competência profissional no cenário do laboratório de habilidades na formação em saúde. | Autores: | Claudia de Lima Ribeiro (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Maria Paula Cerqueira Gomes (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Maria Cristina Marcolan Quitete (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Francisco Augusto Gondim Silva (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Adriane de Souza Ramires (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) |
Resumo O presente trabalho é um relato de experiência que trata do teatro como ferramenta no desenvolvimento de competências e habilidades de profissionais de saúde no contexto da mudança curricular do Centro Universitário Serra dos Órgãos. Este processo de mudança envolve os currículos dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia , fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na participação no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde(Pró-Saúde), buscando uma formação generalista, humanística de maneira que os profissionais sejam capazes de “aprender a aprender”, e de levar em conta a realidade social,objetivando fortalecer o modelo de atenção à saúde,usuário centrado e possibilitar aos futuros profissionais da área reconhecer e trabalhar frente às necessidades do indivíduo, da família e da população.Para isto,os estudantes são inseridos em cenários de prática,onde o trabalho em saúde acontece,desde os primeiros períodos,na lógica da integração ensino-trabalho-cidadania. A proposta desta inserção é desenvolver a capacidade de refletir sobre as formas do agir social e sobre os valores essenciais à formação da cidadania, além de contribuir na construção de uma visão integral do processo saúde-doença e da integralidade do cuidado. Portanto, levando-se em conta o desafio de uma formação diferenciada e a necessidade da construção de competências relacionais para atuação no mundo trabalho,nasce em 2009 o projeto “Saúde em Cena” cujas atividades acontecem no laboratório de habilidades através da participação dos estudantes em cenas dramatizadas que simulam a realidade do mundo do trabalho possibilitando a vivência de emoções e dificuldades experienciadas na realidade. As atividades envolvem estudantes matriculados nos cursos inseridos no Pró-Saúde como pacientes simulados, orientados pela coordenadora do projeto e um professor de artes cênicas,que participam desde a cartografia das competências que se pretende mobilizar,construção das estações do cuidado e dos temas norteadores em cena,gravação das cenas, produção do material didático-instrucional, figurino, cenários e a participação na discussão coletiva. A partir da visualização das cenas e discussão coletiva ,os estudantes conseguem rever sua atitude diante do usuário, refletir sobre esse agir e a produção de cuidado ,como também possibilita aos docentes identificar as competências não atingidas pelos estudantes,contribuindo na avaliação formativa. Palavras-chave: arte, cuidados em saúde, educação baseada em competência |