9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:949-2



949-2A prática educativa como expressão da prática profissional do Técnico de Enfermagem no contexto da Equipe de Saúde da Família no Município do Rio de Janeiro
Autores:Jaldeci Leite Silva Silva (UERJ - Universidade do Estado do Rio de JaneiroSMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Rio de Janeiro) ; Sonia Acioli Acioli (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Este trabalho refere-se ao resultado parcial de pesquisa qualitativa descritiva, cujo objeto foram as práticas educativas em saúde desenvolvidas no PSF do município do Rio de Janeiro, entre os anos de 2008 e 2010. O objetivo foi compreender a realização das práticas educativas pelos técnicos de enfermagem das equipes do PSF. Os dados foram coletados através de entrevista semi estruturada, e analisados pelo método de Análise de Conteúdo. Na análise verificou-se que os profissionais enfrentam dificuldades no planejamento das práticas educativas, relacionadas, principalmente, à falta de capacitação pedagógica e ao enfrentamento de dificuldades de organização do processo de trabalho na equipe. Os profissionais entrevistados referem falta de autonomia na realização da atividade educativa; a ação profissional está vinculada, predominantemente, à realização dos procedimentos de enfermagem dentro da unidade de saúde. Ainda assim, verificou-se o desenvolvimento de práticas educativas por estes profissionais, que mostram outras formas de construção da relação profissional- usuário, menos focadas na doença e mais próximas de formas mais gratificantes de produção do cuidado, revelando outras potências de trabalho na equipe de PSF. Identifica-se a necessidade de redimensionamento da prática do técnico de enfermagem, reconhecendo sua contribuição para o alcançe das metas estabelecidas, mas, também, no desenvolvimento de ações no território, através de práticas educativas junto aos usuários. Ressalta-se a importância do enfrentamento dos desafios relacionados à organização do processo de trabalho da equipe e da capacitação pedagógica dos profissionais com vistas a avançar no processo de transformação da atenção à saúde proposta pelo PSF.


Palavras-chave:  Prática educativa, Educação em Saúde, Programa de Saúde da Família