<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:949-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">949-2</td><td><b>A prtica educativa como expresso da prtica profissional do Tcnico de Enfermagem no contexto da Equipe de Sade da Famlia no Municpio do Rio de Janeiro</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Jaldeci Leite Silva Silva </u> (UERJ - Universidade do Estado do Rio de JaneiroSMSDC - Secretaria Municipal de Sade e Defesa Civil Rio de Janeiro) ; Sonia Acioli Acioli (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho refere-se ao resultado parcial de pesquisa qualitativa descritiva, cujo objeto foram as prticas educativas em sade desenvolvidas no PSF do municpio do Rio de Janeiro, entre os anos de 2008 e 2010. O objetivo foi compreender a realizao das prticas educativas pelos tcnicos de enfermagem das equipes do PSF. Os dados foram coletados atravs de entrevista semi estruturada, e analisados pelo mtodo de Anlise de Contedo. Na anlise verificou-se que os profissionais enfrentam dificuldades no planejamento das prticas educativas, relacionadas, principalmente, falta de capacitao pedaggica e ao enfrentamento de dificuldades de organizao do processo de trabalho na equipe. Os profissionais entrevistados referem falta de autonomia na realizao da atividade educativa; a ao profissional est vinculada, predominantemente, realizao dos procedimentos de enfermagem dentro da unidade de sade. Ainda assim, verificou-se o desenvolvimento de prticas educativas por estes profissionais, que mostram outras formas de construo da relao profissional- usurio, menos focadas na doena e mais prximas de formas mais gratificantes de produo do cuidado, revelando outras potncias de trabalho na equipe de PSF. Identifica-se a necessidade de redimensionamento da prtica do tcnico de enfermagem, reconhecendo sua contribuio para o alcane das metas estabelecidas, mas, tambm, no desenvolvimento de aes no territrio, atravs de prticas educativas junto aos usurios. Ressalta-se a importncia do enfrentamento dos desafios relacionados organizao do processo de trabalho da equipe e da capacitao pedaggica dos profissionais com vistas a avanar no processo de transformao da ateno sade proposta pelo PSF.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Prtica educativa, Educao em Sade, Programa de Sade da Famlia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>