9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:947-1



947-1CONHECENDO O TERRITÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA NAS COMUNIDADES CHICO MENDES /XIMBORÉ, RECIFE/PE.
Autores:Aline Cavalcante de Lira (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Adriana Lobo Jucá (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Aluísia Guerra Albuquerque (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Charlene Oliveira Pereira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Eloine Nascimento de Alencar (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Fabíola Karina Arruda Ponzi (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Hercília Melo do Nascimento (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Ivo Aurélio Lima Junior (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Luana Padilha da Rocha (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Náiade Melo Costa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Virgínia Conceição Nascimento Fernando (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Para a construção de ações interdisciplinares de saúde em uma comunidade é imprescindível a realização de um levantamento detalhado do território, que possibilite a visão da realidade vivida pelos sujeitos que compõem aquele espaço. O conhecimento dos elementos que constituem o espaço pode ser realizado através do processo de territorialização. Assim, o presente trabalho teve como objetivo descrever o processo da territorialização da comunidade de Chico Mendes/Ximboré, no bairro Caçote, Recife/PE. A experiência foi desenvolvida por alunos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, UFPE. Esse trabalho foi realizado no período de 01 de março a 10 de abril de 2010. A territorialização se caracteriza com uma etapa inicial para o planejamento das ações em uma comunidade, ela abrange diferentes metodologias, que podem ter enfoques tanto quantitativos quanto qualitativos, o primeiro compreende a sistematização e a análise dos consolidados dos sistemas de informações – SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica), SINASC (Sistema de Informação de Nascidos Vivos), SINAN (Sistema de Informação de Agravos Notificáveis), SIM (Sistema de Informação de Mortalidade) - e o qualitativo faz uso dos mais variados instrumentos de coleta de dados em busca da história da comunidade, permitindo o olhar ampliado, tornando possível o movimento de aproximação da realidade, a visão do território na perspectiva dos que ali moram, além da possibilidade de diversas interpretações das mais diferentes áreas do saber, já que esse processo é construído de forma interdisciplinar. Para o levantamento da história e seu registro utilizou-se gravador, câmera digital, filmadora e o diário de campo, que é mais um instrumento de análise, onde é possível registrar impressões individuais de todo o processo. No enfoque qualitativo da territorialização é relevante realizar visitas domiciliares e entrevistas semi-estrurturadas com moradores mais antigos da comunidade, lideranças, representantes religiosos e profissionais da saúde que já atuam na localidade. Todo esse processo é muito rico, permitindo a aproximação com a realidade da comunidade a fim de conhecê-la e apreendê-la, não em sua totalidade, mas que o conhecimento obtido poderá subsidiar formas de intervenção na mesma.


Palavras-chave:  Comunidade, Saúde da Família, Territorialização