<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:940-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">940-1</td><td><b>A CONSTRUO E IMPLEMENTAO DA CLNICA AMPLIADA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UEM</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Raquel Sano Suga Terada </u> (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Hlio Hissashi Terada (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Mitsue Fujimaki Hayaciabara (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Wilton Mitsunari Takeshita (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Carina Gisele Costa Bispo (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Cristiane Muller Calazans (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Margareth Calvo Pessutti Nunes (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Renata Corra Pascotto (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Rafael Silva (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Mirian Marubayashi Hidalgo (UEM - Universidade Estadual de Maring) ; Liogi Iwaki Filho (UEM - Universidade Estadual de Maring) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O projeto pedaggico do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maring  PR tem como meta formar um cirurgio dentista com formao generalista, adequado s necessidades de sade da populao, poltica de sade vigente no pas e ao mercado de trabalho, contemplando 20% da sua carga horria curricular em atividades de estgio supervisionado. Dentre as aes desenvolvidas pode-se destacar a insero dos estudantes na Estratgia Sade da Famlia, vinculada a uma comunidade de alto risco social. Essas atividades foram iniciadas no ano de 2006 e vem sendo aperfeioadas. As atividades direcionadas a esta comunidade vo desde visitas domiciliares, atividades coletivas de promoo de sade, programas preventivos em equipamentos sociais, participao em reunies da equipe do PSF, participao efetiva no Conselho Local de Sade e atendimento odontolgico. Em 2008, desencadeou-se um amplo processo de discusso, impulsionado pelo Pr-Sade, por meio da realizao de oficinas de planejamento participativo, culminando com a implementao da Clnica Ampliada. Assim, o objetivo deste trabalho apresentar os objetivos desta clnica e o fluxograma construdo coletivamente por docentes, discentes e agentes universitrios, tendo em vista a humanizao da ateno e a melhoria dos servios de referncia e contra-referncia. A Clnica Ampliada tem como objetivo promover a interao e o vnculo do estudante com os sujeitos envolvidos (comunidade, equipe multiprofissional de sade, academia) visando um cuidado integral, integrado e humanizado, bem como servir de referncia para o atendimento odontolgico, aprimorando a formao e a assistncia prestada aos usurios do Sistema nico de Sade. O atendimento odontolgico na Clnica Ampliada feito pelos estudantes do 3 e 5. Ano, apoiado por uma equipe multidisciplinar de docentes, onde o plano de tratamento realizado. A partir deste planejamento, o usurio segue um fluxo de acordo com o grau de complexidade dos procedimentos e so direcionados para estudantes de outros anos, em outras disciplinas ou cursos e projetos. A Clnica Ampliada tem dado subsdios para uma nova viso e abordagem para o cuidado integral do usurio da Clnica Odontolgica da UEM e assim, melhorar a formao do estudante e o cuidado prestado comunidade. Alm disso, verificou-se que a construo coletiva um processo lento que depende da maturidade da equipe de trabalho e necessita comprometimento dos atores para que as mudanas ocorram.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Competncia clnica, Odontologia, Educao</td></tr></table></tr></td></table></body></html>