<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:939-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">939-1</td><td><b>O LDICO COMO FERRAMENTA E ARTE DE CUIDADO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Cristina Cecatto (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Danise Cansan (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Katiucia Andressa Selva Griboski (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Las Fagundes Pasini (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Maria Virgnia Gasperin Stella (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Rafael Cardoso Dutra (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Rafaela da Costa Silva (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; <u>Elisete Mariane Neumann </u> (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Eliane Terezinha Cogo (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Tcharla Conrado Branco (UCS - Universidade de Caxias do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>Introduo:</b> Vivncia de acadmicos de Enfermagem Comunitria da Universidade de Caxias do Sul, junto ao Loteamento Reolon, Caxias do Sul/RS, no perodo de agosto dezembro de 2009, em parceria com a equipe de ESF/ACS da UBS Reolon. <b>Objetivo:</b> Planejar, executar e avaliar o cuidado de enfermagem em mbito coletivo, dando nfase estratgias ldicas de ensino-aprendizagem-cuidado em sade. <b>Metodologia:</b> Pesquisa-Ao em sade comunitria; Tcnicas utilizadas para Cartografia do Territrio e Estudo Familiar: passeio ambiental, entrevistas, observao participante, fotografia, estimativa-rpida, genograma/ecomapa e histria de vida; Tcnicas Interventivas: acolhimento, visita domiciliar, consulta de enfermagem, aconselhamento, teatros e jogos educativos. <b>Resultados:</b> Com base nos diagnticos comunitrios e familiares foram implementados os seguintes projetos: "X Sujeira": Teatro de Dedoches da Famlia Sujo com 105 crianas e professores da Escola de Educao Infantil Dr. Renan F. Azevedo; "X Acidentes": Dramatizao e Jogos Educativos sobre Preveno de Acidentes de Trnsito, parceria com Polcia Rodoviria Federal com 88 crianas e jovens do Centro Educativo Corao de Maria; "X Pereba": Teatro de Rua preveno DST/AIDS para 203 participantes na UBS, Associao de Recicladores, Casa Brasil e CASE; "X Tristeza": Brinquedoteca e Gibiteca para a Sala de Espera da UBS Reolon; Evento de Educao Permanente em Sade na UCS: "Encontro com gestores e atores do SUS sobre o Pacto pela Sade" com 96 participantes. Alm disto, foi realizado Projeto Educativo-Teraputico Familiar com 7 famlias que foram acompanhadas durante o semestre letivo pelos acadmicos de enfermagem e ACS/ESF. <b>Concluso/Recomendaes:</b> As vivncias na comunidade mostraram a potncia das atividades ldicas como ferramenta e arte do cuidado sade, bem como uma estratgia inusitada no processo de ensino-aprendizagem na formao acadmica de enfermeiro para o SUS. Relatos dos participantes confirmam esta viso: "Achei educativo essa maneira de falar sobre DST/AIDS" (tc. enf. UBS), "Que legal, antes eu tinha medo da polcia, e aprendi brincando" (aluno do Centro Educativo), "Fazia tempo que no traziam para c algo to interessante e divertido, agora o pessoal viu que tem que se cuidar e prevenir" (recicladora).</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;sade coletiva, cuidado ldico, enfermagem</td></tr></table></tr></td></table></body></html>