9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:939-1


Poster (Painel)
939-1O LÚDICO COMO FERRAMENTA E ARTE DE CUIDADO
Autores:Cristina Cecatto (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Danise Cansan (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Katiucia Andressa Selva Griboski (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Laís Fagundes Pasini (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Maria Virgínia Gasperin Stella (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Rafael Cardoso Dutra (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Rafaela da Costa Silva (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Elisete Mariane Neumann (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Eliane Terezinha Cogo (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Tcharla Conrado Branco (UCS - Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

Introdução: Vivência de acadêmicos de Enfermagem Comunitária da Universidade de Caxias do Sul, junto ao Loteamento Reolon, Caxias do Sul/RS, no período de agosto à dezembro de 2009, em parceria com a equipe de ESF/ACS da UBS Reolon. Objetivo: Planejar, executar e avaliar o cuidado de enfermagem em âmbito coletivo, dando ênfase à estratégias lúdicas de ensino-aprendizagem-cuidado em saúde. Metodologia: Pesquisa-Ação em saúde comunitária; Técnicas utilizadas para Cartografia do Território e Estudo Familiar: passeio ambiental, entrevistas, observação participante, fotografia, estimativa-rápida, genograma/ecomapa e história de vida; Técnicas Interventivas: acolhimento, visita domiciliar, consulta de enfermagem, aconselhamento, teatros e jogos educativos. Resultados: Com base nos diagnóticos comunitários e familiares foram implementados os seguintes projetos: "Xô Sujeira": Teatro de Dedoches da Família Sujo com 105 crianças e professores da Escola de Educação Infantil Dr. Renan F. Azevedo; "Xô Acidentes": Dramatização e Jogos Educativos sobre Prevenção de Acidentes de Trânsito, parceria com Polícia Rodoviária Federal com 88 crianças e jovens do Centro Educativo Coração de Maria; "Xô Pereba": Teatro de Rua prevenção à DST/AIDS para 203 participantes na UBS, Associação de Recicladores, Casa Brasil e CASE; "Xô Tristeza": Brinquedoteca e Gibiteca para a Sala de Espera da UBS Reolon; Evento de Educação Permanente em Saúde na UCS: "Encontro com gestores e atores do SUS sobre o Pacto pela Saúde" com 96 participantes. Além disto, foi realizado Projeto Educativo-Terapêutico Familiar com 7 famílias que foram acompanhadas durante o semestre letivo pelos acadêmicos de enfermagem e ACS/ESF. Conclusão/Recomendações: As vivências na comunidade mostraram a potência das atividades lúdicas como ferramenta e arte do cuidado à saúde, bem como uma estratégia inusitada no processo de ensino-aprendizagem na formação acadêmica de enfermeiro para o SUS. Relatos dos participantes confirmam esta visão: "Achei educativo essa maneira de falar sobre DST/AIDS" (téc. enf. UBS), "Que legal, antes eu tinha medo da polícia, e aprendi brincando" (aluno do Centro Educativo), "Fazia tempo que não traziam para cá algo tão interessante e divertido, agora o pessoal viu que tem que se cuidar e prevenir" (recicladora).


Palavras-chave:  saúde coletiva, cuidado lúdico, enfermagem