<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:937-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">937-2</td><td><b>Ensino da Oncologia nas Escolas Mdicas Brasileiras</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Luiz Claudio Santos Thuler (INCA - Instituto Nacional de Cncer) ; <u>Sheila Pereira </u> (INCA - Instituto Nacional de Cncer) ; Anke Bergmann (INCA - Instituto Nacional de Cncer) ; Karine Duarte Gonalves (INCA - Instituto Nacional de Cncer) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>INTRODUO: A Poltica Nacional de Ateno Oncolgica aponta para a necessidade de fomentar a formao e a especializao de recursos humanos para a rede de ateno oncolgica, competindo ao Instituto Nacional de Cncer (INCA) exercer atividades de formao, treinamento e aperfeioamento de recursos humanos, em todos os nveis, na rea de cancerologia. Dentro das polticas de governo, cabe destacar o Pacto pela Sade e o PAC Mais Sade. OBJETIVO: Identificar o grau de insero da temtica  cncer no currculo das escolas mdicas brasileiras. METODOLOGIA: Foi realizado um inqurito nas Instituies de Ensino Superior que oferecem curso de graduao em medicina (n=178); realizados contatos telefnicos, por correio e por e-mail, com todas as escolas mdicas do pas; utilizado questionrio estruturado composto de perguntas abertas e fechadas. A coleta de dados ocorreu entre o segundo semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010. Os dados foram analisados com apoio do programa estatstico SPSS e os resultados descritivos apresentados como propores ou mdias, conforme o caso. RESULTADOS: Do total de Escolas Mdicas, 83 responderam ao questionrio. Quanto natureza, 42,1% eram escolas pblicas, 41,0% privadas e 16,9% filantrpicas ou pblicas no estatais. Essas escolas ofereciam anualmente, em mdia, 90 vagas (26 a 320) para ingresso de novos estudantes de medicina. O ensino da cancerologia ministrado em 96,6% das escolas analisadas. Havia disciplina especfica de oncologia em 54,5% e de cirurgia oncolgica em 10,2% dos casos. Contedos de cancerologia eram ainda oferecidos em disciplinas da rea bsica em 25,0% e, por meio de disciplinas da rea clnica ou cirrgica, em 59,1% dos casos. Apenas trs escolas mdicas informaram no ministrar contedos especficos de cancerologia como parte da formao de mdicos. Ademais, 25 escolas (30,1%) informaram possuir programa de residncia mdica em diferentes reas. Complementarmente s atividades de graduao e residncia mdica, em 50,6% das ocasies eram desenvolvidas outras atividades ligadas cancerologia, tais como: cursos de especializao, aperfeioamento, atualizao e extenso, ligas universitrias, estgios curriculares e grupos de pesquisa. CONCLUSES: H necessidade de se discutir coletivamente o ensino na cancerologia nas escolas mdicas visando ampli-lo e adequ-lo realidade e s necessidades atuais do pas.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino, Oncologia, Medicina</td></tr></table></tr></td></table></body></html>