9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:937-1


Poster (Painel)
937-1REVISÃO DE ARTIGOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS NA REVISTA BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER
Autores:Maria Helena Rossi Oliveira (INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER) ; Teresa Caldas Camargo (INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER) ; Pilar Schlaepfer Prado (INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER) ; Letícia Casado (INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER) ; Maria Cecília de Carvalho Pachá Moraes (INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER)

Resumo

Introdução: Com mais de 60 anos de existência, a Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) é o órgão oficial de divulgação técnico-científica do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Seu principal objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o câncer, colaborando para a troca de experiência entre profissionais e pesquisadores do Brasil e do mundo. Trata-se de uma publicação trimestral, com quatro edições ao ano. É indexada na base de dados Lilacs, circula na forma impressa, sendo distribuída gratuitamente para hospitais, faculdades, bibliotecas e profissionais da Área de Saúde. Também possui versão digital disponível na página do INCA na internet e no portal da CAPES. Caracterização do problema: Este trabalho de revisão em artigos técnico-científicos na RBC/INCA tem como proposta contribuir para a realização de ajustes, a fim de dar mais clareza, precisão, elegância, harmonia em relação ao que se pretende informar, respeitando sempre o estilo do autor e a linguagem utilizada por ele. Mas deve-se considerar que, para uma revista científica, é necessário que o manuscrito esteja de acordo com a gramática normativa e, portanto, deve ser respeitada a norma culta. Descrição da experiência: Ao revisor, compete receber o manuscrito e avaliar a estrutura e a organização dos textos, podendo ajustar as hierarquias entre capítulos, títulos e subtítulos; analisar o estilo, a linguagem e o desenvolvimento do texto; verificar coesão e coerência textuais, parágrafos muito longos, vícios de linguagem, impropriedade vocabular, ambiguidade, além de possíveis erros gramaticais (concordância nominal e verbal, pontuação, regência, crase, colocação pronominal, acentuação), ortográficos e de digitação; e realizar padronização em relação a marcadores, numeração de quadros, tabelas e figuras. Em caso de dúvidas ou necessidade de ajustes apontados pelo revisor, o material retorna para o autor, que analisa as alterações, aprovando-as ou não, e responde aos questionamentos e a sugestões. Compete também ao revisor verificar a prova diagramada e fazer os ajustes finais com o diagramador, corrigindo possíveis falhas. E, ainda, se a prova de impressão da gráfica corresponde ao arquivo que lhe foi enviado. Efeitos alcançados e recomendações: Realizar este trabalho de revisão promove um intercâmbio entre o revisor e os autores, visando à excelência do processo de trabalho de ambos. Essa aproximação impacta na melhoria da qualidade do periódico.


Palavras-chave:  REVISÃO, INFORMAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER