9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:934-2



934-2PROJETO JOVENS TALENTOS – DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE E DA AUTO-ESTIMA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL, ATRAVÉS DO ESPORTE DE PERFORMENCE INDIVIDUAL
Autores:Uronal José Zancan Zancan (IPS - Instituto Pró Saúde) ; Denise Maria Zancan Zancan (IPS - Instituto Pró Saúde) ; Cecilia Eva Pereira Valiati Valiati (IPS - Instituto Pró Saúde) ; Fabricia Barbieri Barbieri (IPS - Instituto Pró Saúde)

Resumo

Este projeto é mantido pelo Instituto Pró-Saúde-IPS, através de parceria com o Governo do RGS e com a Sogipa. O Projeto Jovens Talentos–PJT, atua junto a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Visa à melhoria na saúde integral dos participantes, utiliza o esporte como meio de atração e através de grupos de convivência baseados nas temáticas social, ambiental e nutricional, busca a humanização, estimulando a cooperação mútua e o respeito á liberdade, enfatiza a importância do caráter lúdico, educativo, formativo e socializador do esporte. Também visa ao desenvolvimento de ações educativas e terapêuticas de saúde, capazes de criar condições psicofísicas favoráveis à melhoria da qualidade de vida dos envolvidos e o desenvolvimento pleno das habilidades básicas e potencialidades dos participantes de forma gratuita. Escolheu-se os esportes de performance individual, como atletismo, judô, ginástica artística e ginástica rítmica, para que os participantes compreendam a relação que existe do cuidado do corpo com os índices atingidos na prática desportiva, e que demonstre a queda de rendimento que ocorre em decorrência de qualquer agressão ou descuido com o corpo. As crianças e adolescentes, oriundos de família de baixa renda, freqüentam o projeto no contra turno escolar duas vezes por semana dedicando a metade do tempo para a prática desportiva e a outra metade para atividades nos grupos de convivência. Todos recebem lanches e os que moram mais afastados recebem passagens para deslocamento de ida e volta ao PJT. O PJT está no seu segundo ano e atende atualmente 140 crianças e adolescentes provenientes das escolas, abrigos e demais Instituições da Zona Norte de Porto Alegre, principalmente do Eixo Baltazar. Atua de forma multidisciplinar para que mais rápido possa demonstrar e atender as necessidades deste público, trabalha com a importância da disciplina, do conhecimento, dos valores e principalmente do fortalecimento destas crianças, adolescentes e familiares para que consigam permanecer longe da marginalidade que a todo o momento bate a suas portas. Além do Treinador e do munitor ligados diretamente ao esporte em questão, disponibiliza as áreas de Serviço social, Psicologia, Biologia e Nutrição com um forte apoio administrativo para dar conta da demanda existente. Busca através de um programa de apadrinhamento de pessoas físicas suprir as necessidades individuais dos participantes e do IPS.


Palavras-chave:  Crianças e Adolescentes, Saúde, Esporte