<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:926-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">926-1</td><td><b>Anlise da implantao e implementao da Poltica de Educao Permanente na Educao Profissional em Sade do Sistema nico de Sade no Estado do Rio Grande do Sul</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Hedi Berwaldt Daniel </u> (ETSUS-RS - Escola Estadual de Educao Profissional em Sade do Rio Gra) ; Juliana Vieira de Arajo Sandri (UNIVALI-SC - UNIversidade Vale do Itaja- UNIVALI-SC) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: A Portaria GM/MS n 1.996, de 20 de agosto de 2007, estabelece, no Brasil, novas diretrizes e estratgias para a implementao da Educao Permanente e Profissional em Sade (EPS), cujo foco so os trabalhadores de nvel mdio do Sistema nico de Sade. Objetivo: Analisar o processo de implantao e implementao da Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade (PNEPS) na Educao Profissional em Sade no Rio Grande do Sul. Mtodo: Estudo descritivo exploratrio com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu em dois momentos: 1) documentos das oficinas de sensibilizao; 2) Entrevistas aplicadas a gestores regionais, estaduais e tcnicos das CRS que participaram de oficinas de sensiblizao; tcnicos da Escola Estadual de Educao Profissional em Sade do Rio Grande do Sul (ETSUS), responsveis pela oficina de sensibilizao. Para as entrevistas, foi utilizado um roteiro com perguntas semiestruturadas, gravadas e transcritas. Todos os critrios ticos foram cumpridos. Resultado: A anlise dos documentos obtidos nas entrevistas foram analisados em duas categorias: 1) Conhecimento sobre a Portaria GM/MS 1996/ 2007; 2) Implantao e implementao da PNEPS na Educao Profissional em Sade no RS. Os entrevistados demonstraram conhecimento terico sobre a referida Portaria, conforme as funes desenvolvidas em seu cotidiano de trabalho. As facilidades elencadas foram: o financiamento; o bom acesso junto ao Colegiado de Gesto Regional (COGERE); e o comprometimento dos segmentos da PNEPS. As dificuldades corresponderam: falta de recursos humanos na Secretaria de Estado de Sade (SES), tanto em nvel central como nas CRS; ao acmulo de trabalho; ETSUS ainda no se encontrar credenciada para desenvolver suas atividades educativas no estado; dificuldade de liberao dos trabalhadores dos municpios para formao; demora na descentralizao da ETSUS; e aos entraves operacionais para a execuo de recursos financeiros no estado. Contudo, as instncias gestoras responsveis vm buscando alternativas para solucionar essa situao. Concluso: Espera-se que este estudo traga uma reflexo sobre o processo de implantao da Poltica de Educao Permanente na educao profissional de nvel mdio no Estado do Rio Grande do Sul e que realmente haja investimento na concretude da educao profissional como uma poltica de sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em sade, Sistema nico de sade, Educao profissional em sade pblica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>