<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:925-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">925-1</td><td><b>O EDUCAR EM SADE NA PREVENO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2: UM RELATO DE EXPERINCIA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Karine de Freitas Caceres Machado </u> (UNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) ; Daiana Foggiato Siqueira (UNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) ; Claudete Moreschi (UNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) ; Renato S (UNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoUNIFRA - Centro Universitrio FranciscanoFISMA - Faculdade Integrada de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente estudo teve por objetivo relatar atividade educativa realizada por acadmicos de enfermagem com crianas de uma casa de apoio acerca dos conhecimentos sobre o DM2, enfatizando os hbitos alimentares saudveis como instrumento primordial na preveno primria da referida doena. A presente atividade foi realizada em uma casa de apoio no municpio de Santa Maria-RS, onde consistiu em uma apresentao expositiva e dialogada, com utilizao de recursos audiovisuais como aparelho de DVD e notebook, onde foram exibidos vdeos e desenhos ilustrativos pertinentes a temtica em questo. Simultneo a apresentao, em determinados momentos os acadmicos realizavam pausas para a explicao no decorrer do que estava sendo exposto, sempre utilizando uma linguagem de fcil acesso, coerente, atrativa e adequada para a faixa etria que no momento era o pblico-alvo. Foram utilizados vdeos disponveis na internet e selecionados pelo critrio de linguagem acessvel, forma de apresentao e tempo de exibio. A utilizao de materiais educativos como recursos de apoio na educao em sade pode ser considerada de grande utilidade no que tange a relao entre o processo de ensino e de aprendizagem. Alguns questionamentos foram realizados pelos acadmicos antes da exibio dos vdeos como qual seria a preferncia deles entre um refrigerante e um copo de suco natural ou uma fruta. A resposta inicial foi avassaladora para o refrigerante. Posterior a exibio dos vdeos e da atividade dialogada, a resposta teve com unanimidade a escolha da fruta. Questes abordadas como a ingesto em excesso de acares, gorduras e dentre outros que poderiam ter relao com a hiperglicemia foram discutidas e didaticamente trabalhadas. Foram tambm sinalizadas algumas observaes referentes ao conceito do Diabetes tipo 2, da pr-disposio gentica que algumas pessoas poderiam possuir, e de como ocorria o desenvolvimento da doena em decorrncia do estilo de vida. Assim sendo, conclui-se com esse trabalho a imprescindvel participao dos profissionais da rea da sade, em especial o enfermeiro, frente a preveno primria do DM2, tendo em vista que este possui instrumentos e dispositivos fundamentais para a efetivao desta. A utilizao do conhecimento tcnico-cientfico associado a ferramentais essenciais como a educao permanente possibilitou o desempenho e realizao com excelncia da ao proposta. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao, Sade, Diabetes Mellitus</td></tr></table></tr></td></table></body></html>