9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:925-1


Poster (Painel)
925-1O EDUCAR EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:Karine de Freitas Caceres Machado (UNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Daiana Foggiato Siqueira (UNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Claudete Moreschi (UNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Renato Sá (UNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário FranciscanoUNIFRA - Centro Universitário FranciscanoFISMA - Faculdade Integrada de Santa Maria)

Resumo

O presente estudo teve por objetivo relatar atividade educativa realizada por acadêmicos de enfermagem com crianças de uma casa de apoio acerca dos conhecimentos sobre o DM2, enfatizando os hábitos alimentares saudáveis como instrumento primordial na prevenção primária da referida doença. A presente atividade foi realizada em uma casa de apoio no município de Santa Maria-RS, onde consistiu em uma apresentação expositiva e dialogada, com utilização de recursos audiovisuais como aparelho de DVD e notebook, onde foram exibidos vídeos e desenhos ilustrativos pertinentes a temática em questão. Simultâneo a apresentação, em determinados momentos os acadêmicos realizavam pausas para a explicação no decorrer do que estava sendo exposto, sempre utilizando uma linguagem de fácil acesso, coerente, atrativa e adequada para a faixa etária que no momento era o público-alvo. Foram utilizados vídeos disponíveis na internet e selecionados pelo critério de linguagem acessível, forma de apresentação e tempo de exibição. A utilização de materiais educativos como recursos de apoio na educação em saúde pode ser considerada de grande utilidade no que tange a relação entre o processo de ensino e de aprendizagem. Alguns questionamentos foram realizados pelos acadêmicos antes da exibição dos vídeos como qual seria a preferência deles entre um refrigerante e um copo de suco natural ou uma fruta. A resposta inicial foi avassaladora para o refrigerante. Posterior a exibição dos vídeos e da atividade dialogada, a resposta teve com unanimidade a escolha da fruta. Questões abordadas como a ingestão em excesso de açúcares, gorduras e dentre outros que poderiam ter relação com a hiperglicemia foram discutidas e didaticamente trabalhadas. Foram também sinalizadas algumas observações referentes ao conceito do Diabetes tipo 2, da pré-disposição genética que algumas pessoas poderiam possuir, e de como ocorria o desenvolvimento da doença em decorrência do estilo de vida. Assim sendo, conclui-se com esse trabalho a imprescindível participação dos profissionais da área da saúde, em especial o enfermeiro, frente a prevenção primária do DM2, tendo em vista que este possui instrumentos e dispositivos fundamentais para a efetivação desta. A utilização do conhecimento técnico-científico associado a ferramentais essenciais como a educação permanente possibilitou o desempenho e realização com excelência da ação proposta.


Palavras-chave:  Educação, Saúde, Diabetes Mellitus