<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:923-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">923-1</td><td><b>OFICINA DE GESTO PARTICIPATIVA DA ABEN CEAR: dilogo como princpio da formao de sujeitos</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maria Rocineide Ferreira da Silva </u> (UECE - Universidade Estadual do CearANEPS - Articulao Nacional de movim. e Prt. de Educ. Pop e sade) ; Smya Coutinho de Oliveira (UECE/ ABEN - Universidade Estadual do Cear/ Assoc. Brasil. de enferm.) ; Raimundo Augusto Martins Torres (UECE - Universidade Estadual do Cear) ; Ansia Ferreira Dantas (SMS - Secretaria Municipal de Sade de Fortaleza) ; Elias Jos da Silva (SMS - Secretaria Municipal de Sade de Fortaleza- Projeto CirandasANEPS - Articulao Nacional de movim. e Prt. de Educ. Pop e sade) ; Ray Lima (ANEPS - Articulao Nacional de movim. e Prt. de Educ. Pop e sadeSMS - Secretaria Municipal de Sade de Fortaleza- Projeto Cirandas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2> O trabalho em sade e enfermagem envolve relao entre sujeitos. Precisa ser construda no cotidiano a partir de agenciamentos que garantam qualidade naquilo que se faz. Sendo que qualidade deve ser vista como algo formal que se aprendeu ao longo da formao desenvolvida no curso institucional; e poltica, quando as relaes desenvolvidas na linha da vida tambm so percebidas como fonte de compartilhamento de saberes. Nessa perspectiva que se pautou a realizao da oficina de gesto participativa da Aben Cear. Para se entender que caminhos devem ser seguidos faz-se necessrio formar politicamente sujeitos que se impliquem na co-gesto de processos do campo da sade. Tomando como foco o princpio da participao e da dialogicidade a enfermagem tem assumido historicamente papel de gestora em vrios espaos, contribuindo desse modo com a consolidao do SUS e a ressignificao de prticas. Ampliar essa participao e sua forma foi uma das tarefas discutidas na oficina realizada em novembro de 2009 em Fortaleza, Ce. Como proposta educativa de base freireana a oficina foi construida por docentes, trabalhadores da sade e participantes do movimento popular. Participaram da oficina alm de enfermeiros gestores da rea hospitalar,da ateno bsica, das representaes da enfermagem, acadmicos de enfermagem, conselheiros de sade e participantes dos movimentos populares. Questes geradoras contriburam para reflexo do grupo e fomentaram o debate e a necessidade de continu-lo. A partir do questionamento sobre a compreenso do que gesto participativa evidenciou-se a necessidade de legitimao de pessoas para exercer seu poder de forma autnoma; alm da implicao de sujeitos. Uma outra rodada de discusso o tema Como a minha formao e prtica profissionais esto contribuindo para mudar as adversidades da realidade? emergiu dos grupos a necessidade de reforar a articulao do trip universitrio e fortalecimento da extenso popular, e dos estudantes no estudo relacionado a ateno primria e a discusso sobre a categoria trabalho. Os grupos sinalizam potencialidades para a construo do dilogo do campo da gesto e do fortalecimento da enfermagem. Esse momento, foi visto como um dispositivo para disparar essa ao de criar espaos de dialogar e articular outros momentos para em permanncia formar sujeitos e contribuir com suas reflexes no campo da enfermagem, no campo da sade, na construo do SUS e que enquanto cidados precisamos defend-lo.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;gesto participativa, formao, enfermagem</td></tr></table></tr></td></table></body></html>