922-1 | RELATO DE EXPERIÊNCIA VISÃO ACADEMICA DO PROJETO PEDAGÓGICO MULTIDISCIPLINAR –
“EDUCAR, APREENDER E MULTIPROFISSIONALIZAR.”
| Autores: | Pedro Vinícius Silva dos Santos (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) |
Resumo Caracterização do Problema: O Projeto Pedagógico Multidisciplinar (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição), implantado desde o primeiro semestre do ano de 2009, na Universidade Católica Dom Bosco, tornou-se uma ferramenta eficaz oportunizando aos discentes, construir conhecimentos interligando as diversas áreas de aprendizagem.Incorpora e fortalece a aquisição de hábitos saudáveis, pois faz com que o aluno se reconheça como elemento integrante do processo e permite maior conscientização sobre os diversos aspectos relacionados às situações cognitivas, afetivas e sociais quando se utiliza estratégias individuais e grupais nas práticas e resoluções de problemas. Descrição da Experiência:Proporciona atividades que agrega as diversas disciplinas e que faz com que aprendamos identificar, analisar situações, agir e cooperar, participar e partilhar, organizar e construir, elaborar conceitos e gerenciá-los. O que exige uma transcomunicação entre teoria e prática de modo que se locupletem reciprocamente. Efeitos Alcançados:Fez com que estes conteúdos apreendidos na academia tenham aplicabilidade e significado na vida pós-graduação, ou seja, que não consistam em apenas “matérias” isoladas, sem sentido, decoradas apenas para fazer prova, uma vez que constroem o conhecimento de forma prazerosa, participativa e empolgante, resgatando o gosto de aprender. Recomendações:Enfim, o pensar e agir interdisciplinar e multidisciplinar se apóia no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa, e que ao se interagirem surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e de sua apresentação. Palavras-chave: Multidisciplinaaridade, Multiprofissionalidade, Interdisciplinaridade |