9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:921-2



921-2Desafios da Residência Multiprofissional em Saúde Área de Concentração Urgência e Emergência – Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR)
Autores:Juliane Rosa Castoldi (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Maria Geny Ribas Batista (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Radamés Boostel (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Tatiana Braga de Camargo (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Maria Luiza Segui (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná vem sendo uma experiência única na vida de cada um de seus participantes. Por esse motivo, os residentes do Programa de Urgência e Emergência têm por objetivo relatar a experiência de trabalhar como equipe multiprofissional. Esta é composta por dois residentes da Enfermagem, uma da Psicologia e uma da Farmácia Bioquímica. Trabalhando em equipe, os profissionais direcionam suas intervenções em prol de um atendimento universal ao paciente. A inserção da Residência Multiprofissional acontece em uma instituição tradicional, na qual ainda há hegemonia do saber médico e um relacionamento profissional-paciente que se estabelece de maneira vertical. Esta relação dificulta a comunicação entre os envolvidos na hospitalização do paciente. Por isso, é preciso ousadia para estabelecer relações deveras multiprofissionais e atuar de forma autônoma como suas profissões lhes permitem. No entanto, o tradicionalismo institucional supracitado, o pouco conhecimento acerca da atuação do outro profissional, a distância geográfica entre os residentes, a primeira experiência do profissional da prática enquanto preceptoria, o curto período de internação dos pacientes, entre outros, vão de encontro ao desenvolvimento do trabalho em equipe. Em contrapartida, além da oportunidade de atuar com diferentes profissionais, essa experiência amplia o conhecimento interdisciplinar, por meio da descoberta das atribuições e limitações de cada profissão, o que permite que o residente tenha uma visão do paciente como um ser biopsicossocial. Neste sentido, as discussões de caso e estão sendo uma oportunidade singular para o desenvolvimento da interdisciplinaridade, pois proporciona uma visão diferenciada do ser humano, que necessita de cuidados integrais da equipe de trabalho para que seu atendimento seja qualificado. Atuar desta forma gera uma expectativa baseada no trabalho em conjunto, ético e resolutivo a fim de proporcionar bem-estar ao paciente. Para que haja a concretização desse ideal almeja-se uma melhor estruturação e solidificação do Programa, a fim de que o mesmo possa formar novos profissionais capacitados com um diferencial no atendimento de urgência e emergência.


Palavras-chave:  experiência, multiprofissional, Urgência e Emergência