9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:921-1


Poster (Painel)
921-1Desafios da Residência Multiprofissional em Saúde – Farmácia/Bioquímica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) – Unidade de Apoio ao Diagnóstico (UAD)
Autores:Juliane Rosa Castoldi (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Giuliana Baldisarelli Locatelli (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Fernando Augusto Caporal (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, no âmbito das Análises Clínicas (atribuição do farmacêutico-bioquímico) do HC-UFPR tem por objetivo o aprofundamento teórico dos profissionais aliado a prática, visando a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde. O programa teve início no primeiro dia do mês de fevereiro de dois mil e dez, sendo a primeira semana de a integração com os profissionais das demais áreas. Os bioquímicos participam de três áreas de concentração diferentes, sendo elas Saúde da Mulher, Oncologia e Hematologia e Urgência e Emergência. Os residentes, durante o período de dois anos passarão por todos os setores do Serviço de Análises Clínicas do hospital, permanecendo em alguns setores por mais tempo, de acordo com o foco de cada área de concentração. Considerando que a rotina do bioquímico se passa no laboratório, que praticamente não tem contato direto com os pacientes, viu-se na Residência Multiprofissional uma oportunidade de que este profissional possa dirigir-se também ao leito do paciente, fazendo leitura de prontuários, visitas clínicas e discussão de casos com a equipe. Esta atuação, que até a pouco tempo era incomum, significa um grande avanço principalmente na interpretação de exames laboratoriais, no treinamento da equipe de coleta, na orientação para exames complementares e também identificação de análises desnecessárias, a fim de promover o cuidado ao paciente e também minimizar erros e custos ao hospital. Nos setores do Serviço de Análises Clínicas os residentes têm autonomia, manipulando todo e qualquer tipo de amostra e equipamento, sendo treinados para tal. A liberação de exames, no entanto ainda não é realizada, mas acompanhada. Por se tratar de uma experiência nova tanto para os residentes como para o Hospital de Clínicas, muitos funcionários desconhecem este trabalho na instituição, sendo um dos desafios a busca de reconhecimento através da melhoria da assistência ao paciente.


Palavras-chave:  Análises Clínicas, Residência, Multiprofissional