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917-1 | A EFETIVIDADE DOS GRUPOS EDUCATIVOS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA | Autores: | Renata de Oliveira Moreira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Anderson Barbosa de Almeida (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Ednéia Aparecida Fajardo de Oliveira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Luisa Pereira de Siqueira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Stela Vidigal Milagres (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Natália Cristina Sales de Paula (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Emiliani Reis Pereira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Felipe Soares Maria (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Andréia Aparecida Henriques Carvalho (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Naiana Nolasco (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) |
Resumo Introdução
Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET Saúde) da Universidade Federal de Juiz de Fora que procurou, através de uma abordagem interdisciplinar, avaliar a efetividade dos Grupos Educativos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Juiz de Fora - MG. A escolha do tema deveu-se a um levantamento prévio de dados referentes às principais vulnerabilidades vivenciadas pela comunidade assistida, assim como das estratégias utilizadas para o enfrentamento das mesmas, que ratificou a hipertensão arterial como um dos principais desafios a ser superado pelos profissionais de saúde no contexto da saúde coletiva.
Objetivos
Avaliar a efetividade dos grupos educativos de hipertensão na comunidade, visando principalmente o impacto de tal atividade sobre a população local, para que as abordagens terapêuticas possam ser aperfeiçoadas.
Método
Compreende um estudo descritivo de caráter qualitativo, com realização de entrevista semi-estruturada com 25 hipertensos participantes dos grupos educativos na UBS de São Sebastião, escolhidos de forma aleatória. Abordaram-se dados de identificação e questões abertas referentes à percepção da doença, às mudanças de hábitos de vida e à importância dos grupos. A análise foi realizada por saturação através da categorização das informações por similitude de unidades temáticas.
Resultados
Apesar do alto grau de satisfação relatado pelos participantes em relação à realização dos grupos educativos de hipertensão, foi identificada uma forte associação entre a adesão aos mesmos com atividades relacionadas às consultas médicas e distribuição de medicamentos. No entanto, mesmo que mediada pela terapia medicamentosa e por um acesso facilitado aos médicos, mudanças positivas nos hábitos de vida foram citadas pela maioria dos participantes após a inclusão dos mesmos nos grupos educativos.
Conclusões
Concluiu-se que, embora exista pouca valorização dos usuários em relação ao principal objetivo dos grupos educativos, que consiste em alterar o estilo de vida adquirindo auto-cuidado em relação ao controle da doença, ficou evidente a importância dessa abordagem no tratamento à hipertensão. Entretanto, faz-se necessário intensificar os investimentos em práticas que tornem essas atividades mais efetivas, facilitando a adesão e a permanência dos hipertensos na terapia, visando uma melhora na qualidade de vida dos mesmos.
Palavras-chave: Hipertensão, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde |