9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:917-1


Poster (Painel)
917-1A EFETIVIDADE DOS GRUPOS EDUCATIVOS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Autores:Renata de Oliveira Moreira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Anderson Barbosa de Almeida (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Ednéia Aparecida Fajardo de Oliveira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Luisa Pereira de Siqueira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Stela Vidigal Milagres (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Natália Cristina Sales de Paula (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Emiliani Reis Pereira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Felipe Soares Maria (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Andréia Aparecida Henriques Carvalho (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Naiana Nolasco (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Introdução Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET Saúde) da Universidade Federal de Juiz de Fora que procurou, através de uma abordagem interdisciplinar, avaliar a efetividade dos Grupos Educativos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Juiz de Fora - MG. A escolha do tema deveu-se a um levantamento prévio de dados referentes às principais vulnerabilidades vivenciadas pela comunidade assistida, assim como das estratégias utilizadas para o enfrentamento das mesmas, que ratificou a hipertensão arterial como um dos principais desafios a ser superado pelos profissionais de saúde no contexto da saúde coletiva. Objetivos Avaliar a efetividade dos grupos educativos de hipertensão na comunidade, visando principalmente o impacto de tal atividade sobre a população local, para que as abordagens terapêuticas possam ser aperfeiçoadas. Método Compreende um estudo descritivo de caráter qualitativo, com realização de entrevista semi-estruturada com 25 hipertensos participantes dos grupos educativos na UBS de São Sebastião, escolhidos de forma aleatória. Abordaram-se dados de identificação e questões abertas referentes à percepção da doença, às mudanças de hábitos de vida e à importância dos grupos. A análise foi realizada por saturação através da categorização das informações por similitude de unidades temáticas. Resultados Apesar do alto grau de satisfação relatado pelos participantes em relação à realização dos grupos educativos de hipertensão, foi identificada uma forte associação entre a adesão aos mesmos com atividades relacionadas às consultas médicas e distribuição de medicamentos. No entanto, mesmo que mediada pela terapia medicamentosa e por um acesso facilitado aos médicos, mudanças positivas nos hábitos de vida foram citadas pela maioria dos participantes após a inclusão dos mesmos nos grupos educativos. Conclusões Concluiu-se que, embora exista pouca valorização dos usuários em relação ao principal objetivo dos grupos educativos, que consiste em alterar o estilo de vida adquirindo auto-cuidado em relação ao controle da doença, ficou evidente a importância dessa abordagem no tratamento à hipertensão. Entretanto, faz-se necessário intensificar os investimentos em práticas que tornem essas atividades mais efetivas, facilitando a adesão e a permanência dos hipertensos na terapia, visando uma melhora na qualidade de vida dos mesmos.


Palavras-chave:  Hipertensão, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde