911-1 | SAÚDE INDÍGENA: INTERDISCIPLINARIDADE, PARTICIPAÇÃO
E OS DESAFIOS DA INTERCULTURALIDADE
| Autores: | Lumena Celi Teixeira (CRP-06 - CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 6ª REGIÃO) |
Resumo Os movimentos indígenas que se fortaleceram nas últimas décadas pautam-se nos ideais de autodeterminação desses povos, na valorização da própria cultura e na expectativa de um diálogo interétnico e intercultural com base na ética e no respeito à diversidade. Dessa maneira, o principal desafio das sociedades indígenas é poder manter um contato com a sociedade nacional sem perder a integridade cultural e étnica, sendo que tal desafio deve ser tratado também como premissa na atenção à saúde das comunidades indígenas, no sentido de embasar as práticas, as concepções e as propostas de trabalho com estes povos.
A partir desse contexto, pretende-se apresentar três experiências:
a) Trabalho interdisciplinar na Casa de Assistência à Saúde do Indígena, Casai-SP, com ênfase na integração entre as práticas da antropologia e da psicologia.
b) Intervenção psicossocial em comunidade Kaingang de Porto Alegre e conseqüentes reflexões sobre identidade, autonomia e protagonismo desses indígenas na construção de soluções para os problemas de saúde de sua comunidade.
c) Produção coletiva e interdisciplinar de recomendações para atuação dos psicólogos na atenção à saúde mental indígena, no âmbito do estado de São Paulo, coordenada pelo CRP-SP durante 2009 com a participação de diversas lideranças indígenas do estado.
Palavras-chave: Saúde, Indígena, INTERDISCIPLINARIDADE |