9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:906-1



906-1AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE
Autores:Maria de Fátima Moreira Martins (FIOCRUZ/ICICT - FUND. OSWALDO CRUZ/INST. INF. CIENTÍF. TECNOL. SAUDE) ; Luciana Danielli de Araújo (FIOCRUZ/ICICT - FUND. OSWALDO CRUZ/INST. INF. CIENTÍF. TECNOL. SAUDE) ; Adilson de Almeida Junior Almeida Junior (FIOCRUZ/ICICT - FUND. OSWALDO CRUZ/INST. INF. CIENTÍF. TECNOL. SAUDE)

Resumo

A tecnologia da informação tem contribuído no fluxo da informação técnico-científica para o ensino, a pesquisa, a gestão e a assistência na área de saúde. Nesta perspectiva, os profissionais que atuam em bibliotecas e/ou centros de documentação, e em atividades de apoio à pesquisa, precisam acompanhar esse processo, utilizando os recursos avançados que a tecnologia oferece na busca da informação, e, ao mesmo tempo, necessitam de aperfeiçoamento e especialização de novas habilidades essenciais sobre organização e recuperação da informação nas diversas bases de dados. Por esta razão, em 2007, a BVS Fiocruz implantou um programa de treinamento para o acesso à informação científica e tecnológica em Saúde. A experiência está em seu terceiro ano consecutivo e, além de ter atingido número considerável de profissionais, tem demonstrado resultados positivos. Este trabalho se propõe a evidenciar a percepção dos alunos em relação à qualidade do treinamento e influencia do mesmo na prática das atividades relacionadas. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando-se um questionário de avaliação; o levantamento de dados; o cruzamento de variáveis e a análise dos resultados. Destacamos que o questionário foi aplicado em sala de aula, preservando-se o sigilo quanto às suas respostas e ao seu anonimato, contendo questões norteadoras: a) nível de conhecimento a respeito do assunto abordado; b) nível de conhecimento proporcionado pelo treinamento; c) aplicações de técnicas (processos) no campo de busca da informação, proporcionadas pelo treinamento; d) assuntos que despertaram maior interesse; d) nível de satisfação com a carga horária, conteúdo das disciplinas e local do treinamento; e) críticas e sugestões. Os resultados revelaram as afirmações dos alunos quanto à contribuição positiva do treinamento na formação profissional e na prática das atividades relacionadas, demonstrando terem desenvolvido as competências informacionais. Este estudo, dentre outras informações, oferece subsídios para reflexões críticas que possam auxiliar na melhoria da qualidade quanto à satisfação ou insatisfação dos alunos, pontos fortes e fracos dos treinamentos, e a necessidade de um modelo de treinamento a distância, visando suprir a demanda crescente dos profissionais de instituições de ensino e pesquisa na área da Saúde, nas diversas regiões do país.


Palavras-chave:  Acesso à Informação, Cursos de Capacitação, Percepção