904-1 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA NA RÁDIO COMUNITÁRIA | Autores: | Geraldo Eduardo Guedes de Brito (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Polyana da Nóbrega Farias (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Wandson Batista de Araújo Filho (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Robson da Fonseca Neves (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Carol Cardoso Rodrigues (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Lutércia Santos da Silva (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) |
Resumo Caracterização do problema: O trabalho junto à rádio comunitária vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos dois anos como parte das atividades dos acadêmicos de Fisioterapia do Estágio em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba, na comunidade do Grotão em João Pessoa-PB. Por abranger um grande número de pessoas, o serviço de radiodifusão é considerado um instrumento de comunicação com grande potencial de penetração no território e uma boa ferramenta de educação em saúde, possibilitando uma aproximação da comunidade com a problemática da saúde local e o impacto desta na qualidade de vida individual e coletiva. Contudo, os estagiários questionavam o alcance das ações da rádio na comunidade e o real envolvimento dos atores interessados. Descrição da experiência: Em abril de 2009, os supervisores propuseram a nova turma de estagiários realizar inicialmente uma reunião com as três Equipes de Saúde da Família (ESF) do bairro e com o responsável pela rádio para avaliar a continuidade desta atividade. Concluiu-se que a rádio comunitária configura-se como uma ferramenta educativa importante para a comunidade, embora pouco utilizada por eles e que este instrumento poderia ajudá-los a divulgar as atividades desenvolvidas pelas ESF. Decidiu-se que o programa a ser desenvolvido pelos estagiários deveria ser construído com a participação de representantes das ESF e que seria feito no formato de uma novela seriada, visando atrair a atenção dos ouvintes. Efeitos alcançados: Os programas foram gravados previamente com base numa história dinâmica ilustrando situações cotidianas, e entregues ao radialista, possibilitando-o reprisar os episódios ao longo da programação. Alguns temas abordados foram: dismenorréia, câncer de mama, violência doméstica, alcoolismo e H1N1. Porém, a atividade foi desenvolvida sem a participação das ESF, pois os profissionais das equipes não conseguiram conciliar a agenda com os acadêmicos a fim de desenvolver esta atividade, apesar de estarem no mesmo território semanalmente. Recomendações: A rádio comunitária é um instrumento pouco utilizado pelas ESF, o que pode ser atribuído à dificuldade que elas enfrentam em desenvolver atividades fora da unidade, evidenciando a necessidade de que as mesmas assegurem horários para realização de ações educativas coletivas. Observou-se que a mudança no formato do programa torna essa atividade educativa mais interessante para os usuários, na medida em que os motiva a acompanhar os próximos episódios. Palavras-chave: educação em saúde, equipe de saúde da família, rádio comunitária |