897-3 | Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação em saúde de adolescentes escolares | Autores: | Ricardo Bezerra Cavalcante (UFSJ-CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI) ; Alisson Araújo (UFSJ-CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI) ; Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia (UFSJ-CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI) ; Renata Cristina da Penha Silveira (UFSJ-CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI) ; Camila da Silveira Santos (UFSJ-CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI) ; Marina Nagata Ferreira (UFSJ-CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI) |
Resumo Estamos imersos em uma sociedade da informação caracterizada pelo desenvolvimento das tecnologias da comunicação, informação e do conhecimento. O setor da saúde juntamente com a educação, como outros setores da sociedade, também carecem de novas tecnologias que possam ampliar o conhecimento e empoderar a comunidade com informações de saúde. Pode-se destacar como exemplos destas tecnologias: as redes de telessaúde, o uso de softwares educacionais, a realidade virtual, a utilização dos computadores para simulações, o uso da internet e suas facilidades, bem como outros tipos de tecnologias da informação que promovam o acesso de professores, alunos e a população de forma geral a esta sociedade digital. No entanto, existe um grande desafio que é promover a inclusão digital nas escolas e em outros contextos da sociedade. A ampliação do acesso a informação e ao conhecimento é fundamental para o desenvolvimento e formação do cidadão, bem como do futuro profissional. Uma das estratégias importantes já implementadas em alguns países, e recentemente utilizada no Brasil, é a integração entre as escolas municipais, estaduais e federais às universidades por meio dos cursos de saúde, bem como outros cursos que possam contribuir na formação destes alunos. Não se trata apenas de visitar uma universidade, mas de aproximar estes dois setores “educação e saúde” por meio de diversas atividades e tecnologias. Nesta perspectiva espera-se por meio deste projeto a integração entre uma escola estadual de Divinópolis com os cursos de saúde da UFSJ presentes no campus Centro Oeste Dona Lindu. Para isso o projeto em destaque tem como objetivo principal ampliar o uso de instrumentos tecnológicos que apóiem docentes e discentes de uma escola estadual de Divinópolis na produção de conhecimentos relacionados a saúde. No período da adolescência o uso de mídias digitais é muito freqüente entre os alunos. São jogos interativos, uso das redes de relacionamento e outros dispositivos envolvendo a informação. No entanto, é preciso envolver estes adolescentes que já utilizam estes recursos tecnológicos em seu cotidiano com temáticas relacionadas à sua faixa etária. Esta é uma premissa deste projeto, pois almeja-se aproximar estes alunos de temas como sexualidade, álcool e drogas, gravidez, planejamento familiar e outros temas, porém utilizando várias mídias digitais, como a internet, listas de discussões, bloogers e softwares educacionais. Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação, educação saúde, adolescentes |