9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:897-2


Poster (Painel)
897-2ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA (SIAB) NO PROCESSO DECISÓRIO DE GESTORES E PROFISSIONAIS DE EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS
Autores:Ricardo Bezerra Cavalcante (UFSJ - CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CCO) ; Tarcísio Laerte Gontijo (UFSJ - CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CCO) ; Eliete Albano Azevedo (UFSJ - CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CCO) ; Valéria Conceição de Oliveira (UFSJ - CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CCO) ; Simone Graziele Silva Cunha (UFSJ - CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CCO) ; Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes (UFSJ - CCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CCO)

Resumo

Para o monitoramento e avaliação das ações e serviços, realizados no Programa de Saúde da Família (PSF), o Ministério da Saúde implantou em 1988 junto aos municípios e Estados o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Esse sistema foi criado com o propósito de subsidiar as três esferas admnistrativas do Sistema Único de Saúde(SUS) com informações, visando agilizar e consolidar os dados coletados pelas equipes de saúde da família. Desta forma o SIAB têm sido utilizado para instrumentalizar a gestão dos processos relacionados a assistência das comunidades. Assim, o objetivo principal deste estudo é analisar a utilização do SIAB no processo decisório de gestores e profissionais das equipes de saúde da família no município de Divinópolis. O projeto será desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa de pesquisa, onde serão aplicadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais de equipes de saúde da família e gestores que utilizam o SIAB como suporte no processo decisório. Posteriormente será desenvolvido oficinas de capacitação para desenvolver as habilidades de utilizar a informação, a geração de conhecimento e o planejamento das decisões em saúde. Ainda será aplicado um questionário contendo dados de identificação dos entrevistados. Este questionário será aplicado com o objetivo de traçar um perfil inicial dos sujeitos participantes da pesquisa e funcionará em caráter de complementaridade às entrevistas. Neste estudo, as entrevistas serão tratadas por meio da análise temática de conteúdo. Os resultados deste estudo poderão subsidiar intervenções na transição do uso tradicional da informação para a interface digital e, ainda, apontar formas de integração entre profissionais, instituição e o SIAB oferecendo suporte ao processo decisório da gerência e das equipes de PSF.


Palavras-chave:  SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA, PROCESSO DECISÓRIO