9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:890-2



890-2Educação Permanente: relato de uma experiência exitosa na formação de conselheiros municipais de saúde. Londrina - Paraná, 2010.
Autores:Evelin Muraguchi (COLMED/UEL - Colegiado do Curso de Medicina da UELCEP/CMS LONDRINA - Comissão de Educação Permanente do CMS de Londrina) ; Felipe Assan Remondi (CEP/CMS LONDRINA - Comissão de Educação Permanente do CMS de LondrinaCEBES LONDRINA - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Núcleo Londrina) ; Rosalina Batista (CEP/CMS LONDRINA - Comissão de Educação Permanente do CMS de Londrina) ; Maria Lucia da Silva Lopes (CEP/CMS LONDRINA - Comissão de Educação Permanente do CMS de Londrina) ; Alberto Durán Gonzáles (CEP/CMS LONDRINA - Comissão de Educação Permanente do CMS de LondrinaCEBES LONDRINA - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Núcleo Londrina) ; Maira Sayuri Sakay Bortoletto (CEP/CMS LONDRINA - Comissão de Educação Permanente do CMS de LondrinaCEBES LONDRINA - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Núcleo Londrina) ; Carolina Milena Domingos (CEP/CMS LONDRINA - Comissão de Educação Permanente do CMS de LondrinaCEBES LONDRINA - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Núcleo Londrina)

Resumo

Caracterização do Problema: Investir na formação de cidadãos deve ser uma das estratégias prioritárias para a consolidação do Sistema único de Saúde (SUS). Em Londrina – Paraná, a implantação do projeto de “Educação Permanente para Conselheiros Municipais de Saúde” vem nesta linha e objetiva garantir conquistas sociais rumo à democratização da gestão pública. Antes mesmo da consolidação de incentivos que fomentassem esta iniciativa, lideranças comunitárias e trabalhadores de saúde apostaram nesta estratégia, independente das inúmeras dificuldades vivenciadas na sua construção. Descrição da Experiência: Na perspectiva de articular atores intersetoriais, implementar o processo ensino aprendizagem capaz de potencializar o controle social e a cidadania, o Colegiado do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina apostou no projeto e, com a colaboração do CEBES Londrina, estudantes de graduação, mestrado em Saúde Coletiva e Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Londrina, o processo de formação dos conselheiros municipais de saúde de Londrina e de outros municípios da região começou. O primeiro encontro tratou de conceituar cidadania, sensibilizar e debater sobre o papel do CMS e seus conselheiros. A segunda oficina, de caráter técnico, abordou as ferramentas de gestão na saúde e o papel do CMS no planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. No terceiro momento, com o intuito de consolidar e socializar a construção, foi realizada uma ampla oficina com conselheiros e lideranças comunitárias a fim de avaliar a iniciativa, discutir demandas e propor atividades para 2010. Efeitos Alcançados: O sucesso desta iniciativa se reflete no público que foi superior a 300 pessoas em todos os encontros, com avaliação "ótima" superior a 95% em todos os instrumentos utilizados. O impacto da proposta pode ser notado pelo amadurecimento na atuação dos conselheiros, no fortalecimento do vínculo entre a universidade, o serviço e a comunidade, na constituição de uma Comissão de Educação Permanente para Conselheiros no CMS e no entusiasmo com que o projeto para 2010 foi construído, tratando da formação de conselheiros e, em um segundo momento, da formação de lideranças locais. Recomendações:Acreditar na capacidade da sociedade em aprofundar as proposições da Reforma Sanitária, investir em parcerias intersetoriais e apostar na educação permanente é um importante caminho para consolidação de projetos como o descrito


Palavras-chave:  Educação Permanente no Controle Social, Integração Academia-Serviço-Comunidade, Participação Popular