9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:890-1



890-1Participação dos estudantes na Conferência Municipal de Saúde de Londrina/PR: espaço de construção e significação da cidadania para além da academia
Autores:Felipe Assan Remondi (CEBES LONDRINA - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Núcleo LondrinaLASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL) ; Thalita da Rocha Marandola (LASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL) ; Célia Maria da Rocha Marandola (LASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL) ; Cristhiane Yumi Yonamine (CEBES LONDRINA - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Núcleo Londrina) ; Evelin Muraguchi (UEL/COLMED - Universidade Estadual de Londrina - Colegiado de Medicina) ; Fernanda de Souza Leite (LASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL) ; Franieli da Silva Nunes (LASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL) ; Renato José Francisco (LASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL) ; Susana Jussara de Oliveira (LASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL) ; Janaína Bassega de Oliveira (LASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL) ; Rodrigo França (CEBES LONDRINA - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Núcleo Londrina) ; Adriana Ferreira Oliveira (LASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL) ; Silas Oda (LASF UEL - Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UEL)

Resumo

Introdução: A Constituição Federal de 1988 ao incorporar as principais propostas da VIII Conferência Nacional ocorrida em 1986, criou o Sistema Único de Saúde (SUS) com propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população. Um projeto tão ousado e nascido no berço da democracia trouxe inúmeras inovações, dentre elas a possibilidade da sociedade civil interferir sob o estado na construção de políticas públicas representa uma das mais importantes. As Conferências de Saúde acontecem a cada 2 ou 4 anos e tem o papel de debater os pontos mais relevantes para a comunidade, apontando propostas. Em Londrina/PR no ano de 2009 foi realizada a décima primeira Conferência Municipal de Saúde que representou, apesar das inúmeras dificuldades e desafios, um palco de discussões de profunda relevância. Para seu sucesso ela contou com parcerias intersetoriais, entre elas com o Colegiado de Medicina da UEL (COLMED UEL), com a Liga de Saúde da Família e Comunidade (LASF) e do núcleo do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES Londrina). Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas pelos estudantes membros da LASF e do CEBES que participaram da Conferencia Municipal, inicialmente como monitores e em seguida como delegados do seguimento de usuários. Métodos: Após a participação dos voluntários e delegados foram colhidas as impressões de cada um através de um questionário padrão que foram sistematizados e interpretados pelo grupo de autores. Resultados: Dentre os diversos nuances relatados houve consenso sobre o acréscimo técnico e cidadão que essa experiências propiciou, figurando como uma oportunidade ímpar de aprendizado fora dos limites da academia. Vivenciar o controle social representou, de diversas maneiras possíveis, uma importante motivação para inserção desses participantes em movimentos populares e na fé de um SUS de qualidade, passando também pelas mãos da população. Considerações finais: Imergir enquanto participes da construção da Conferência e do SUS foi uma vivência capaz de significar e motivar os estudantes, devendo ser melhor explorada como eixo de integração dos cursos de graduação. A acanhada participação de usuários, os movimentos das correntes políticas e a falta de estrutura do controle social revelam vários desafios para o avanço do SUS ao mesmo tempo que possibilitam reflexões e ímpeto de transformação para a formação de cidadãos que vivam cada vez mais e melhor.


Palavras-chave:  Controle Social, Participação Estudantil, Sistema Único de Saúde