9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:889-1


Poster (Painel)
889-1Estratégias de Educação Ambiental aos Trabalhadores do SSC para Mudança de Atitude em Relação ao Descarte de Resíduos nas Unidades de Saúde
Autores:Lorena Jordão Munró (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Cecília Alves Sorrenti (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Cristina Fürcht de Aguiar (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Magda de Matos Oliveira (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Maria Helena Zanella (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Viviane Souza Forte (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Objetivou-se com este trabalho identificar e propor ações de Educação Ambiental com os trabalhadores da Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI), na busca de reflexões e atitudes positivas com relação ao Meio Ambiente, principalmente no que diz respeito ao descarte adequado de resíduos gerados na Unidade. Para complementar o diagnóstico e embasar este trabalho foi realizada uma enquete com duas perguntas junto aos 54 trabalhadores da USJI, com idades que variam de 19 a 64 anos. Para a pergunta “Na US você tem cuidado quando dispensa os resíduos, para que fiquem no saco certo?”, 50 trabalhadores (92,6%) responderam afirmativamente e somente 4 (7,4%) responderam que não cuidavam, não correspondendo à situação encontrada nos sacos da Unidade. Em relação à segunda pergunta: “Em sua casa, separa o lixo que pode ser reciclado?”, 43 trabalhadores (79,6%) responderam que sim e 11 trabalhadores (20,4%) responderam que não. Concluiu-se que ter conhecimento sobre o manejo dos resíduos não é suficiente, pois implica também em um exercício de cidadania. É necessário trabalhar na conscientização. A educação ambiental nos ensina a buscar uma visão integral que nos leve a tomar consciência de que outras dimensões constituem partes integrantes de nossa realidade e que cada um estabelece relações com o resto do mundo.


Palavras-chave:  Educação Ambiental, Serviço de Saúde Comunitária, Descarte de resíduos