9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:887-1


Poster (Painel)
887-1INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: CENÁRIO DE FORMAÇÃO PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E ESPAÇO PROPÍCIO À ATIVAÇÃO DE MUDANÇAS
Autores:Lucia Elena Correa Lopes (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Raphaella Lopes da Costa (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Natália Torres Benevides (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Juliana Dias Medeiros (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; José Carlos Lima de Campos (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos ÓrgãosUFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Verônica Santos Albuquerque (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos)

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar a possibilidade de aprendizado associada à transformação da realidade social num dos cenários de formação do UNIFESO. Este cenário é uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), localizada no município de Teresópolis, onde estudantes do 4º período desenvolvem atividades na lógica da integração ensino-trabalho-cidadania, que considera a articulação entre o ensino e a atenção à saúde, incorporando a participação popular, o controle social e privilegiando o protagonismo estudantil. As competências a serem desenvolvidas neste cenário incluem: (1) a atuação em equipe através de ações de âmbito individual e coletivo que abranjam a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde dos idosos; (2) a atuação direcionada à resolução de problemas presentes na ILPI e (3) a integração social dos idosos e dos profissionais da ILPI, considerando a preservação da privacidade e da autonomia, o lazer e a autoestima como determinantes essenciais para a saúde física e mental dos idosos. Cada estudante fica responsável pelos cuidados a um ou dois idosos, o que inclui a higiene, a alimentação, a hidratação, a administração de medicamentos e imunobiológicos, a mobilização física e a promoção de conforto. Além destes cuidados, que vão compondo práticas importantes para a formação dos estudantes de enfermagem, outras atividades vêm sendo desenvolvidas no sentido de transformação da realidade social da instituição. Destaca-se uma atividade periódica ligada à valorização da autoimagem, organizada pelos estudantes, que a denominaram “o dia da beleza”, quando promovem aos idosos cuidados estéticos com os cabelos, pele e unhas. Além do dia da beleza, os estudantes também organizam confraternizações em datas especiais, quando se responsabilizam pela alimentação dos idosos, ornamentação e animação do ambiente. Alguns dos eventos realizados foram: a ceia de Natal, o almoço de Páscoa e a festa junina. O que se vem aprendendo com este experiência é que a articulação entre a academia, os serviços e a comunidade pode ser muito potente tanto para a formação profissional como para a ativação de mudança em espaços de trabalho em saúde. Esta experiência tem nos mostrado a possibilidade de um encontro mais educativo, responsável e feliz entre estudantes, professores, idosos e profissionais do ILPI, voltados à produção do cuidado, da dignidade e da cidadania.


Palavras-chave:  Enfermagem, Integração Ensino-Trabalho-Cidadania, Saúde do Idoso