<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:884-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">884-1</td><td><b>Avaliao participativa - a participao popular na gesto de uma unidade de ateno primria a sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Daniela Ferrugem </u> (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Fabiana Aparecida Oliboni Minuzzo (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Daniela Dallegrave (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Renata Pekelman (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do problema: Como os usurios e equipe de sade avaliam o acolhimento da unidade de sade jardim itu(USJI). Descrio da experincia: A USJI vem trabalhando desde 2005 com o acolhimento, anteriormente implantao, a principal demanda dos usurios constitua-se na dificuldade de acessar a unidade. Atualmente, a USJI trabalha com a lgica do acolhimento como processo orientador do trabalho da equipe interdisciplinar, porta de entrada do servio e escuta de todos os usurios que acessam a unidade, promovendo ateno individual e coletiva, com foco na famlia. A avaliao da implementao deste dispositivo era uma demanda do conselho local de sade, que participou na elaborao e divulgao da oficina. A avaliao ocorreu em um encontro no sbado, e as discusses foram em pequenos grupos e apos socializada em grande grupo, de forma ldica e criativa Efeitos alcanados: A oficina alm de um momento impar de encontro, de trocas entre os participantes, produziu uma anlise do processo de trabalho desta equipe, para alm do acolhimento. O material resultante das discusses aponta o acolhimento como importante  instrumento do processo de trabalho na ateno primria em sade, ampliando as possibilidades de dilogo e co-responsabilizao entre usurios e profissionais. O cotidiano da USJI se mostra como espao  rico para o aprendizado e para vivenciar a proposta do acolhimento, da gesto compartilhada e da participao da comunidade. Da mesma forma, caracteriza a dimenso poltica e democrtica do acolhimento, que se configura na possibilidade do usurio discutir sua demanda e a melhor forma de atend-la, deciso que no fica centrada apenas no servio de sade, compartilhada entre profissional e usurio, gerando co-responsabilizao pelas aes. Recomendaes: A gesto e a ateno sade compartilhada demonstram comprometimento com os princpios do Sistema nico de Sade e, portanto, com novos modos de se pensar e promover aes de sade com respeito aos atores envolvidos, onde a co-responsabilizao, a participao popular e o controle social, materializem-se no cotidiano dos servios de sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;avaliao participativa, participao popular, acolhimento</td></tr></table></tr></td></table></body></html>