9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:884-1


Poster (Painel)
884-1Avaliação participativa - a participação popular na gestão de uma unidade de atenção primária a saúde
Autores:Daniela Ferrugem (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Fabiana Aparecida Oliboni Minuzzo (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Daniela Dallegrave (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Renata Pekelman (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Caracterização do problema: Como os usuários e equipe de saúde avaliam o acolhimento da unidade de saúde jardim itu(USJI). Descrição da experiência: A USJI vem trabalhando desde 2005 com o acolhimento, anteriormente à implantação, a principal demanda dos usuários constituía-se na dificuldade de acessar a unidade. Atualmente, a USJI trabalha com a lógica do acolhimento como processo orientador do trabalho da equipe interdisciplinar, porta de entrada do serviço e escuta de todos os usuários que acessam a unidade, promovendo atenção individual e coletiva, com foco na família. A avaliação da implementação deste dispositivo era uma demanda do conselho local de saúde, que participou na elaboração e divulgação da oficina. A avaliação ocorreu em um encontro no sábado, e as discussões foram em pequenos grupos e apos socializada em grande grupo, de forma lúdica e criativa Efeitos alcançados: A oficina além de um momento impar de encontro, de trocas entre os participantes, produziu uma análise do processo de trabalho desta equipe, para além do acolhimento. O material resultante das discussões aponta o acolhimento como importante “instrumento” do processo de trabalho na atenção primária em saúde, ampliando as possibilidades de diálogo e co-responsabilização entre usuários e profissionais. O cotidiano da USJI se mostra como espaço ‘rico’ para o aprendizado e para vivenciar a proposta do acolhimento, da gestão compartilhada e da participação da comunidade. Da mesma forma, caracteriza a dimensão política e democrática do acolhimento, que se configura na possibilidade do usuário discutir sua demanda e a melhor forma de atendê-la, decisão que não fica centrada apenas no serviço de saúde, é compartilhada entre profissional e usuário, gerando co-responsabilização pelas ações. Recomendações: A gestão e a atenção à saúde compartilhada demonstram comprometimento com os princípios do Sistema Único de Saúde e, portanto, com novos modos de se pensar e promover ações de saúde com respeito aos atores envolvidos, onde a co-responsabilização, a participação popular e o controle social, materializem-se no cotidiano dos serviços de saúde.


Palavras-chave:  avaliação participativa, participação popular, acolhimento