9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:883-1



883-1Concepções e Práticas Educativas de Pós-graduandos na Disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde”
Autores:Lidia Ruiz-moreno (UNIFESP - CEDESS / Universidade Federal de São Paulo) ; Maria Cecilia Sonzogno (UNIFESP - CEDESS / Universidade Federal de São Paulo) ; Claudia Ajzen (UNIFESP - CEDESS / Universidade Federal de São Paulo) ; Fernanda Faria Pinto (UNIFESP - CEDESS / Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

A disciplina "Formação Didático-Pedagógica em Saúde" é oferecida pelo CEDESS a todos os pós-graduandos da Universidade e constitui um cenário de docência e pesquisa. Objetivo: Analisar as concepções e práticas sobre aspectos didáticos e pedagógicos dos alunos.Metodologia: Foram sujeitos 90 pós-graduandos de três turmas de 2008/2009.A coleta de dados compreendeu questionários, relatos, mensagens postadas no ambiente virtual Moodle e o planejamento educacional elaborados em pequenos grupos, durante a disciplina. A análise foi realizada a partir dos núcleos temáticos: currículo, modelo bio-psico-social, formação docente, ensino-aprendizagem e avaliação. Conclusões: Sobre o modelo curricular vivenciado na graduação os pós-graduandos formados em diversos cursos da saúde relataram o predomínio do modelo tradicional disciplinar e, como consequência das atuais políticas públicas descrevem inovações e maior aproximação à prática profissional e à realidade social. Sobre o ensinar, aprender e avaliar também houve diversidade de concepções, desde aquelas com centralidade no docente até as que refletem participação ativa do aluno e a dimensão formativa das práticas avaliativas. A maioria dos temas escolhidos pelos pequenos grupos no planejamento educacional refletiu visões reducionistas do processo de saúde e doença, embora seja possível identificar avanços relacionados a diversidade de práticas e cenários de aprendizagem em ambientes comunitários. As concepções e práticas dos pós-graduandos refletem momento de transição do ensino superior brasileiro, onde convivem abordagens baseadas no modelo biomédico e na pedagogia tradicional, com mudanças ainda incipientes na direção do paradigma da integralidade sob as quais é preciso debater de forma reflexiva e crítica durante a formação didático-pedagógica em saúde.


Palavras-chave:  ensino superior em saúde, formação docente, currículo