878-2 | Desafio de uma equipe multiprofissional em Saúde da Família em aprimorar o manejo dos cuidadores com a pessoa dependente | Autores: | Washington José dos Santos (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Juliano Bonifácio da Silva (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Nicole Carmen de Souza Airaghi (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Ivana Arrais de Lavor Navarro Xavier (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Patrícia Silveira Rodrigues (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Izabel Leite Souza (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Juliana Lourenço da Silva (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Larissa de Oliveira Sá (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Ligia Rodrigues Ferreira (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Marylene da Silva Correia (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Nathália Christina Monteiro de Souza (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Patrícia Araújo Bezerra (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Jônia Antunes Sales de Melo (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Rafaela Alves Pacheco (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Paulette Cavalcanti de Albuquerque (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Regina Maria Lopes da Silva (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Lélia Maria Cavalcanti Moreira (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Maria de Fátima Maciel Nepomuceno (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Maria Valéria Barros Ribeiro (UPE - Universidade de Pernambuco) |
Resumo Caracterização do problema: A partir do diagnóstico em saúde, realizado pelos residentes multiprofissionais em Saúde da Família da Universidade de Pernambuco (UPE) em três Unidades de Saúde da Família do Distrito Sanitário III – Recife/PE, foi constatado que o ato de cuidar é desenvolvido por uma necessidade imediata e, muitas vezes, carece de um conhecimento formal.
A partir do conhecimento desta necessidade, foi criado o curso de cuidadores com objetivo de potencializar o trabalho do cuidador na sua vivência com a pessoa cuidada, que esteja acamada, domiciliada, com limitações físicas e/ou mentais e estimular o auto-cuidado.
Descrição da experiência: O curso foi composto de sete encontros, com duração de três horas semanais, totalizando vinte e uma horas/aula e realizado por diferentes categorias profissionais (Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Educação Física, Medicina, Fonoaudiologia e Farmácia). O curso, em questão, foi realizado no formato de oficinas (teórico-práticas) baseadas na pedagogia de Paulo Freire, sendo mediados por dois profissionais de categorias distintas. As temáticas abordadas foram selecionadas de acordo com as necessidades inerentes a realização do cuidado, identificadas nas comunidades, tendo como referência o manual do cuidador elaborado pelo Ministério da Saúde, entre elas: Direitos e Qualidade de vida; Cuidados no domicílio,Higiene e auto-cuidado; Cotidiano, Postura e ambiente; Alimentação e Comunicação; e, Bem-estar e Emoções.
Efeitos alcançados: Os resultados alcançados, através da realização do curso, estão relacionados à melhoria no cuidado da pessoa dependente e, a uma reflexão-ação dos cuidadores sobre o cuidar de si mesmo.
Recomendações: Os resultados de ações de promoções são de suma importância para melhoria da qualidade de vida individual e coletiva, assim como o reconhecimento do trabalho destes cuidadores. Portanto, ações como essas, devem ser incorporadas as práticas cotidianas dos profissionais de saúde.
Palavras-chave: Pacientes domiciliares, Educação em Saúde, Programa Saúde da Família |