9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:878-1


Poster (Painel)
878-1Trabalho de uma equipe multiprofissional em saúde sobre o tema dor em um grupo de idosas em uma comunidade do Recife - PE
Autores:Washington José dos Santos (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Maria de Fátima Maciel Nepomuceno (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Nicole Carmem de Souza Airaghi (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Patrícia Silveira Rodrigues (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Izabel Leite de Souza (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Juliana Lourenço Silva (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Louise Maciel Antunes de Farias (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Nathália Christina Monteiro de Souza (UPE - Universidade de Pernambuco)

Resumo

Caracterização do problema: A dor é um fenômeno multidimensional e de difícil compreensão que envolve mecanismos físicos, culturais e psíquicos. É um dos sintomas físicos mais freqüentemente relatados por pacientes, causando importante redução na qualidade de vida do indivíduo. Pacientes com dor crônica são difíceis de tratar, devido às manifestações nem sempre serem seguidas de sinais objetivos. Para as pessoas que sofrem de dor crônica, a perda de papéis sociais, profissionais e familiares pode levar a uma crise de significado da vida. A partir do relato dos médicos da Unidade de Saúde da Família(USF) da Macaxeira – Recife - Pernambuco, sobre o grande contingente de usuários que vão as consultas a fim de ser repassada uma medicação para analgesia, e que geralmente são os mesmos pacientes, surgiu o interesse de fazer um curso de esclarecimento sobre a dor, como conviver e tratá-lá. Descrição da experiência: O curso aproveitou a existência do grupo de idosos da comunidade para iniciar o projeto a partir deste. A equipe era multiprofissional. Foi elaborado e dividido em 5 módulos (Dinâmica da Caixa dos Problemas e Sugestões; O que se ganha e se perde com a Dor; Onde está a Dor e Técnicas de automassagem; Técnicas de respiração, Termoterapia e Orientando o fazer no domicílio; Automedicação e métodos alternativos). Estes foram organizados no formato de oficinas com atividades dinâmicas, sendo os temas abordados segundo a metologia da problematização. Efeitos alcançados: Através do curso os usuários aprenderam fazer automassagem, técnicas respiratórias de relaxamento, confecção de bolsas para crioterapia, uso de ervas medicinais e a importância da alimentação no alívio da dor. Além disto, ficaram esclarecidas também do risco da automedicação e os efeitos colaterais mais comuns dos fármacos analgésicos. No desenvolvimento de cada módulo foram respondidas as dúvidas dos usuários e eles aprenderam quais os benefícios e os danos que a dor traz. Todo o grupo mostrou se satisfeito com o curso e com o conhecimento compartilhado. Recomendações: É importante a atuação de uma equipe multiprofissional na melhora da qualidade de vida de pacientes com dor crônica, integrando seus atendimentos em diversos aspectos com o cuidado paliativo, numa tentativa de diminuir a procura pelo tratamento medicamentoso. Espera – se que esta experiência seja reproduzida por outras USFs.


Palavras-chave:  dor, Programa Saúde da Família, educação em saúde