9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:877-1


Poster (Painel)
877-1A PRODUÇAO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS NA ÁREA DA SAÚDE ATRAVÉS DA REDE OBSERVATÓRIO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Autores:Maria Isabel Barros Bellini (ESP/SES - ESCOLA DE SAUDE PUBLICA/SES/RSFSS/PUCRS - Faculdade de Serviço Social/PUCRS) ; Gustavo Soares (ESP/SES - ESCOLA DE SAUDE PUBLICA/SES/RS)

Resumo

A OPAS e a Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde criaram a REDE OBSERVATÓRIO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE/ROREHS/MS/OPAS a qual se configura como um projeto continental pois envolve vários países com um Tema central em comum que trata da produção de estudos e pesquisas sobre a realidade dos recursos humanos em saúde.O Objetivo que norteia a ROREHS/MS/OPAS é: ampliar o acesso à informações e análises sobre a realidade da saúde e desta forma contribuir nos processos de avaliação das políticas e programas sobre rh nos países envolvidos. A ROREHS no Brasil é composta por aproximadamente 16 Estações de Trabalho entre elas está a Estação do Rio Grande do Sul da ESP/ROREHS/ESP. A ROREHS/ESP iniciou com a portaria nº01 de 11/03/2004 com o projeto Rede de Recursos Humanos da SES em Nível de Especialização, Mestrado e Doutorado como projeto de pesquisa fundador o qual foi financiado pela OPAS/Fiocruz e coordenado pela ESP. A ROREHS/ESP tem como MISSAO : produzir e difundir conhecimentos na área da saúde e subsidiar a elaboração e execução de políticas públicas.METODOLOGIA:O trabalho na ROREHS/ESP está articulado na integração e participação dos trabalhadores da rede de saúde do RS estimulando a investigação da realidade de saúde do estado a partir das experiências desses trabalhadores.Através dessas propostas de construção coletiva/horizontalizada/permanente impõem-se cada vez mais a necessidade de dar visibilidade a realidade da saúde no estado e em especial a realidade dos recursos humanos vinculados a política de saúde estadual. RESULTADOS:-2005/2006 executados 06 projetos; -2009/2010 executados 06 projetos. Todos os projetos foram elaborados,coordenados e executados por trabalhadores da SES. As Temáticas versaram sobre:formação em trabalho,educação permanente, capacitação para o trabalho em comunidades indígenas,precarização do trabalho em saúde, formação em saúde na graduação e capacitação de conselheiros em saúde. A intervenção na realidade através da pesquisa e a apropriação do conhecimento desta realidade geram nos trabalhadores o aprofundamento do interesse e compromisso de propor ações adequadas e com maior resolutividade.


Palavras-chave:  rede observatorio, recursos humanos, politica de saude