<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:870-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">870-1</td><td><b>Educao permanente e sade mental: Uma cartografia das ofertas no estado do Rio de Janeiro</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Luan Carpes Barros Cassal (UFRJ - Universidade Federal do Rio de JaneiroUFF - Universidade Federal Fluminense) ; <u>Clarice Moreira Portugal </u> (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Leiliana Maria Rodrigues dos Santos (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vanessa Marinho Pereira (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Cintia Quintanilha (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Flavia Fasciotti Macedo Azevedo (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ana Lcia Abraho da Silva (UFF - Universidade Federal FluminenseUFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Maria Paula Cerqueira Gomes (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Com a reforma dos modelos de cuidado e de ateno sade mental, passando de instituies de internao para a aposta em uma rede de ateno psicossocial extra-hospitalar de base comunitria, urge a necessidade de transformao dos processos formadores dos profissionais de nvel superior. Porm, que espaos de formao esto institudos no Estado do Rio de Janeiro? Quais so as ofertas de formao, e quem so os atores estratgicos? O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar estratgias de formao e qualificao das equipes de sade mental implantadas no Estado do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que incluiu levantamento bibliogrfico, o mapeamento das instituies formadoras e a localizao de atores estratgicos. As informaes foram obtidas por meio de levantamento documental e entrevistas semi-estruturadas. Com esses dados elaborou-se uma matriz analtica, cuja finalidade a sistematizao e anlise do material. Neste primeiro momento, investigamos instituies de ensino mdio profissionalizante e superior (pblicas e privadas), escolas de formao especializada, unidades e secretarias municipais e estaduais de sade. Pudemos observar que a maior parte destas se nomeia como instituio de educao permanente, o que gera algumas problematizaes, visto que o referido termo pode se dar de diversas formas que no as estruturadas e delimitadas em cursos. H cursos disponveis para profissionais de ensino mdio e superior, sendo a maior parte gratuita. Porm, no h um mapeamento oficial dessas aes. Cabe, assim, questionar os limites, bem como o alcance desses espaos, na medida em que essa organizao acaba por dar orientaes - mesmo que no evidentes - ao fluxo de conhecimento e informao entre os profissionais. Dessa forma, foi possvel observar nesta pesquisa a importncia da publicizao da formao em sade mental e do papel central das instituies formadoras em sua implementao. Entendendo que o mundo do trabalho uma escola (Mehry, 2005), pode-se considerar que a formao permanente se dar tambm na rede de servios. Por isso, uma etapa seguinte desta pesquisa a investigao de outros dispositivos na rede, tais como a superviso clnica-institucional.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Permanente, Sade Mental</td></tr></table></tr></td></table></body></html>