9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:866-3


Poster (Painel)
866-3Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica(SIGAF): Uma nova realidade na gestão e monitoramento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) no Estado da Bahia
Autores:Wilka Pereira Rocha (SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) ; Gisélia Santana (SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) ; Lindemberg Assunção Costa (SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) ; Lucas Duarte Andrade (SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) ; Graciele Queiroz Andrade (SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) ; Isabelita Isandra Brito Nonato (SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia)

Resumo

INTRODUÇÃO: A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, através da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde/ Diretoria de Assistência Farmacêutica (SAFTEC/DASF iniciou o processo de informatização através do SIGAF, considerando o aumento do fluxo financeiro envolvido na aquisição dos medicamentos do CEAF, do número de pacientes que acessam o programa, do número de glossas e da necessidade de expandir o controle sobre os processos dos pacientes e sobre a dispensação/faturamento do CEAF. OBJETIVO: Facilitar o processo de gestão e monitoramento do CEAF no estado da Bahia. MÉTODO: O processo de implantação do SIGAF foi dividido em etapas. 1º Etapa: Avaliação da capacidade instalada das unidades, no que se refere à existência de computadores e internet; Aquisição de computadores; Disponibilização de rede de internet nas unidades previamente avaliadas, por parte do Departamento de Modernização Administrativa. 2º Etapa: Capacitaçao dos farmacêuticos para utilização do SIGAF para solicitação de medicamentos, cadastramento de pacientes, dispensação/faturamento. RESULTADOS: A aquisição de equipamentos e a estruturação das unidades já está sendo efetuada. Os farmacêuticos das unidades vinculadas ao CEAF receberam o treinamento referente solicitação de medicamentos e cadastramento de pacientes. A capacitação sobre dispensação/faturamento será efetuada até o final do primeiro semestre de 2010. Mesmo com a capacitação apenas parcialmente efetuada, já é possível observar melhorias no processo, a exemplo da maior eficiência na liberação das solicitações e atendimento às unidades. CONCLUSÃO: O processo de implantação do SIGAf ainda está em andamento. É patente, no entanto, que a informatização trará celeridade ao programa, reduzindo o tempo de avaliação dos processos, de liberação de solicitações de medicamentos, além de garantir maior segurança no monitoramento dos estoques e otimização do processo de faturamento. Nesse sentido, o SIGAF surge como uma importante ferramenta na viabilização de dados farmacoepidemiológicos mais precisos e farmacoeconômicos provenientes da identificação dos usuários e de minuciosos registros dos serviços farmacêuticos ofertados. São estabelecidas, assim, adequadas condições para a otimização do sistema logístico de produtos farmacêuticos e, principalmente, melhores assistência e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.


Palavras-chave:  CEAF, SIGAF, monitoramento