9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:855-1



855-1ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA: MUDANDO PRÁTICAS COM A INSERÇÃO DA TERAPIA COMUNITÁRIA, NO MUNICÍPIO DE NOVO ITACOLOMI-PR-16ª REGIONAL DE SAÚDE DE APUCARANA.
Autores:Angela Maria Maioli Blanski Blanski (SESA - 16ª Regional de Saúde de ApucaranaSESA - 16ª Regional de Saúde de ApucaranaSESA - 16ª Regional de Saúde de ApucaranaSESA - 16ª Regional de Saúde de Apucarana) ; Ana Paula Santos Santos (SESA - 16ª Regional de Saúde de ApucaranaSESA - 16ª Regional de Saúde de ApucaranaSESA - 16ª Regional de Saúde de ApucaranaSESA - 16ª Regional de Saúde de Apucarana)

Resumo

INTRODUÇÃO A terapia Comunitária é um espaço onde se procura partilhar experiências de vida e sabedoria de forma horizontal e circular. Cada um torna – se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas. Todos se tornam responsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano, em um ambiente acolhedor e caloroso. É um momento de transformação da crise do sofrimento contendo um espaço sagrado onde cada um reorganiza seu discurso que significa seu sofrimento dando origem uma nova leitura dos elementos que o fazem sofrer. E esta dimensão que transforma o sofrimento em crescimento, a carência em competência que faz da terapia esse espaço. OBJETIVO GERAL: Reforçar a auto-estima individual e coletiva, valorizando o papel da família, e da rede de relações que ela estabelece com seu meio. OBJETIVO ESPECÍFICO: • Favorecer o desenvolvimento comunitário, prevenindo e combatendo as situações de desintegração dos indivíduos e das famílias, através da restauração e fortalecimento dos laços sociais estimulando a participação como requisito fundamental para dinamizar as relações sociais, promovendo a conscientização e estimulando o grupo através do dialogo e da reflexão a tomar iniciativas e ser agente de sua própria transformação. • Reforçar a dinâmica interna de cada individuo para que este possa descobrir seus valores, suas potencialidades e tornar-se mais autônomo e menos dependente. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A terapia Comunitária é desenvolvida na cidade de Novo Itacolomi-PR, tendo como publico alvo homens e mulheres da idade de 50 a 70 anos proveniente da comunidade local. As atividades da Roda de Terapia Comunitária realizam-se na praça da igreja matriz, salão paroquial e nas casas de famílias com pessoas que se encontram enfermas, utiliza-se cadeiras, canetas , papeis, radio e instrumentos musicais assim como: violão, afouxe, atabaque, sanfona e pandeiro. A metodologia do trabalho terá como ferramenta a educação mental e a troca de experiências. Desse modo será possível promover a valorização do saber do individuo, preparando-o para valorização da autonomia e transformação de sua realidade e de si mesmo.


Palavras-chave:  Terapia Comunitária, ESF, mudando práticas