9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:846-1


Poster (Painel)
846-1CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE: AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTOS DUMONT-JUIZ DE FORA/MG
Autores:Sarah Pereira Gonçalves (UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Edna Aparecida Barbosa de Castro (UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Patrícia da Silva Coutinho (UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Tassiane Helena Nogueira Mendes (UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Carla de Souza Oliveira (UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Maria Elizabete Fonseca Oliveira (UBS SANTOS DUMONT - Unidade Básica de Saúde Santos Dumont) ; Luisa Dalbert Saar (UBS SANTOS DUMONT - Unidade Básica de Saúde Santos Dumont)

Resumo

Caracterização do problema:O levantamento epidemiológico e sócio-ambiental realizado pelos monitores do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde), na área de abrangência da UBS do bairro Santos Dumont- Juiz de Fora/MG evidenciou a convivência rotineira de crianças com lixo e fezes de animais nas ruas da comunidade, no entorno das residências e escolas. Observou-se a vulnerabilidade da comunidade local com exposição a riscos de adoecer, principalmente as crianças. Descrição da experiência:Mediante orientação tutorial, os monitores definiram pela realização de encontros educativos com as crianças. O objetivo foi sensibilizá-las para a importância de se cuidar da natureza incluindo os locais de uso comum propiciando uma vida saudável. Optou-se por valorizar a intersetorialidade, um dos princípios do SUS, estabelecendo-se uma parceria com a Escola Municipal do bairro. Definiu-se que a população alvo ideal para a ação proposta seriam os alunos do ensino fundamental, turmas do 1º e 2º ano. Planejou-se um ciclo de três oficinas por turma, de 30 minutos cada uma. Oficina 1: problematizou o conceito de “Meio Ambiente” ilustrado por uma dinâmica de sensibilização que ressaltou o impacto da ação do ser humano sobre o meio ambiente e um vídeo (Criança Ecológica), no qual os personagens eram heróis no cuidado com a natureza. Oficina 2: Abordou o tema “Ecologia”. Apoiou-se na estratégia do “Certo e Errado” usando figuras cotidianas para mostrar como cada criança poderia, individualmente, cuidar da natureza e um vídeo da Turma da Mônica (Economizar água). Oficina 3: problematizou o tema “Coleta de lixo seletiva e animais em vias de extinção”, através de desenhos e de um vídeo educativo. Efeitos alcançados:Diálogo intersetorial para a realização de ações conjuntas de promoção da saúde; a interação entre crianças e monitores; a participação ativa em todas as atividades propostas, mostrando o potencial das crianças frente ao cuidado com o ambiente. A avaliação junto às crianças, utilizando um roteiro semi-estruturado, demonstrou que 91,35% consideraram as oficinas ótimas, evidenciando a percepção, pelas crianças, da necessidade de se preservar o meio ambiente. Recomendações:Recomenda-se o incentivo para a integração entre escola e serviços de saúde através de novas políticas públicas para o fortalecimento deste vínculo, de modo que temas transversais, como saúde e meio ambiente sejam incluídos no currículo, passando a fazer parte da rotina e da prática escolar.


Palavras-chave:  EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERSETORIALIDADE, PROMOÇÃO DA SAÚDE