Poster (Painel)
843-1 | O REGISTRO ELETRONICO ENQUANTO FERRAMENTA DE GESTÃO EM SAÚDE - A EXPERIENCIA DO PROGRAMA DE ATENÇÃO AO PACIENTE ONCOLÓGICO DA PETROBRAS. | Autores: | Carolina Fagundes Leão (PETROBRAS - PETROLEO BRASILEIRO S.A.) ; Sandra Cristina Faria Barreira (PETROBRAS - PETROLEO BRASILEIRO S.A.) ; Keila Cabral Souto (PETROBRAS - PETROLEO BRASILEIRO S.A.) ; Assis Francisco Santos Junior (PETROBRAS - PETROLEO BRASILEIRO S.A.) |
Resumo O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência do Programa de Assistência ao Paciente Oncológico do Serviço de Assistência Multidisciplinar em Saúde da PETROBRAS (Serviço de Saúde Suplementar da Companhia) no que se refere à gestão e sistematização da informação sobre os pacientes oncológicos acompanhados pelo Programa.
A partir da identificação acerca da necessidade de construção de instrumentos que permitissem o desenvolvimento e qualificação dos meios de gestão para produzir e sistematizar informações, além de construir indicadores epidemiológicos, nos diferentes ciclos de vida; a equipe do Programa de Assistência ao Paciente Oncológico da AMS, juntamente com o apoio da Equipe de Informática da Companhia, se debruçou sobre a elaboração de um Registro Eletrônico, que pudesse contemplar tanto o acompanhamento do fluxo diário do paciente, quanto atender às necessidades de produção de informação relevante em Oncologia.
O Registro Eletrônico em Saúde tem como proposta a unificação de todas as informações dos pacientes oncológicos, incluindo dados sobre Quimioterapia, Radioterapia, Iodoterapia, Medicamentos utilizados e atendimentos realizados pela equipe técnica (Medicina, Serviço Social, Psicologia e apoio administrativo), contribuindo assim para a simplificação da consulta e acompanhamento.
Através da informatização dos registros técnicos e administrativos foi possível o armazenamento, manipulação e análise mais fidedigna das informações sobre o tratamento de câncer realizado pelos usuários.
As vantagens da informatização estão na melhoria da qualidade com acesso à informação em tempo real e fornecimento de subsídios para a melhoria da assistência. Possibilita também a redução de custos, por meio de eliminação de erros, impedimento de solicitações duplicadas, obtenção de informações para definição de estratégias gerenciais e terapêuticas, identificação de grupos de risco e estabelecimento de programas preventivos.
A implantação do Registro Eletrônico aprimorou a gestão do Programa de Atenção ao Paciente Oncológico, além de contribuir para o aumento do comprometimento da equipe e empenho de todos na construção de uma ferramenta que se adequasse às necessidades de trabalho.
As informações obtidas por meio eletrônico tem facilitado, dinamizado e atualizado a coleta de dados, possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de prevenção em grupos de risco identificados e divulgação de medidas efetivas de controle do câncer.
Palavras-chave: GESTÃO, REGISTRO ELETRONICO, SAUDE |