9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:836-1


Poster (Painel)
836-1GESTÃO PARTICIPATIVA: Uma proposta para a implantação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família no município de Garibaldi
Autores:Melina Fagion Dani (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Andressa Rech (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Giovana Moises Alberti (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL)

Resumo

GESTÃO PARTICIPATIVA: Uma proposta para a implantação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família no município de Garibaldi Andressa Rech Giovana Alberti Melina Dani Palavras-chave: SUS, NASF, gestão participativa Introdução: Visto a necessidade de proporcionar suporte para as Equipes de Saúde da Família, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Assistência à Saúde da Família (NASF) com o intuito de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica. Os NASFs devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir de demandas identificadas. Este projeto baseia-se na sensibilização dos gestores e controle social sobre a importância da implantação dos NASFs no município de Garibaldi, Rio Grande do Sul, através da gestão participativa. Objetivos: Apresentar o projeto de implantação dos NASFs ao Município de Garibaldi, estabelecendo as prioridades da saúde neste município, através da participação de todos os envolvidos no processo de implantação. Método: Foram realizados encontros com o município de Garibaldi para realização de sensibilizações e discussão sob a temática dos NASFs. Os encontros envolveram os gestores, equipes e comunidade através de debates e audiência pública sobre a necessidade de implantar o NASF como suporte para as ESF. Nestes encontros foram discutidas as prioridades e necessidades da saúde do município de Garibaldi através de conversas e questionamentos sob o assunto. Resultados: Conforme definido no cronograma inicial do projeto de intervenção, foram realizados três encontros de discussões sendo que apenas a audiência pública não realizou-se devido escassez de tempo, tanto para o município, quanto para a Especialização em Gestão Participativa em Políticas Públicas e Saúde. Conclusão: Após os encontros, concluímos que existe grande interesse e empenho dos gestores em melhorar a Atenção Básica no município de Garibaldi, porém pôde-se perceber que ainda existe um caminho árduo na sensibilização dos profissionais da saúde e comunidade, quanto à necessidade de mudança em busca da melhoria dos serviços. Estes demonstraram desconforto perante a possibilidade de mudanças, mesmo visualizando o empenho e vontade dos gestores em melhorar a qualidades dos serviços de saúde.


Palavras-chave:  SUS, NASF's, GESTAO PARTICIPATIVA