<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:834-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">834-1</td><td><b> A FISIOTERAPIA NA SADE DO ESCOLAR; UMA EXPERINCIA DE ENSINO-ASSISTNCIA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Ana Ftima Viero Badar (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Gabriela Machado Costa (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Caroline de Oliveira Guedes (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Dbora Bonesso Andriolo Basso (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; <u>Andreia Lima Ritter </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Ana Paula Rodrigues Martini (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Cintia Bonilha Ulguim (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Simone Fighera Camponogara (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Paola Trindade Hahn (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Fernanda Peres da Silveira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: Para promover, proteger e recuperar a sade dos escolares deve-se consider-los em seu contexto familiar, comunitrio e social, de forma integrada entre os profissionais envolvidos. Na questo corporal, muitos problemas posturais tm sua origem nos perodos de picos de crescimento e desenvolvimento, ou seja, na infncia e na adolescncia. A atuao da fisioterapia, na deteco e preveno precoce de alteraes e de disfunes posturais dos escolares, possibilitar melhor qualidade de vida na idade adulta. Objetivo: Identificar as alteraes e as disfunes posturais mais freqentes em escolares, para realizar aes fisioteraputicas que promovam a funcionalidade do corpo, a capacidade do indivduo para o auto cuidado, a melhora da auto-estima e a socializao. Mtodo: Esse um projeto extensionista, realizado por acadmicos do Curso de Fisioterapia - UFSM, a partir do 5 semestre, sob orientao docente. As atividades foram iniciadas no ano de 2009, no Centro de Referncia Familiar Recanto do Sol - uma organizao filantrpica, situado na periferia da cidade de Santa Maria - RS. Neste centro, so recebidos escolares na faixa etria entre sete e doze anos, oriundos de trs escolas municipais da proximidade. Como forma de complementar as atividades escolares, o centro oferece atividades de recreao, educao, sade, alimentao e assistncia social. Nesse projeto, a ateno fisioteraputica, inicialmente, est em realizar avaliao postural e antropomtrica. Aps, os interessados so agrupados, em no mximo 10 indivduos, de acordo com a faixa etria, o sexo e as alteraes posturais apresentadas. Realizam-se atividades, de forma ldica, compreendendo exerccios de alongamento, relaxamento e conscincia corporal. Tambm so realizadas conversas e palestras, informativas, sobre cuidados corporais e de sade em geral. Os grupos so trabalhados durante uma hora por semana. Aqueles que apresentam problemas fsicos e/ou motores mais srios so encaminhados para um tratamento individualizado. Concluso: Os dados coletados ainda no so conclusivos. Nas escolas, encontramos um campo com potencial para se investir na educao em sade e em cuidados preventivos de crianas, adolescentes. A carncia desse investimento pelo sistema de sade do nosso pas dificulta a insero da atuao da fisioterapia, bem como, de outras profisses da rea da sade, no espao escolar. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao, Fisioterapia, saude do escolar</td></tr></table></tr></td></table></body></html>