9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:831-3



831-3A EXPERIÊNCIA DO SENIORATO NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NO UNIFESO: UMA AVALIAÇÃO SOB O PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES JUNIORES E SENIORES
Autores:Fernanda Quintanilha Werneck (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Geise Gonçalves Branco (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Verônica Santos Albuquerque (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Suzelaine Tanji (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos)

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a avaliação de estudantes do Curso de Enfermagem do UNIFESO sobre o seniorato. O seniorato é uma estratégia de ensino-aprendizagem caracterizada pelo trabalho conjunto dos estudantes do último ano da graduação (alunos seniores) com os estudantes de períodos anteriores (alunos juniores) em atividades práticas que acontecem nos diversos cenários de integração ensino-trabalho-cidadania (unidades de saúde, hospitais, creches, escolas, asilos etc.). Trata-se de uma atividade pedagógica para o fortalecimento da área de competência educacional, já que os seniores fazem orientação às práticas dos juniores, especialmente no campo da sistematização do cuidado, sob a supervisão de um preceptor, que pode ser um profissional de saúde ou um docente do Curso. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, realizado no período de março e abril de 2010, tendo como instrumento central da coleta de dados um questionário contendo perguntas avaliativas no que se refere à participação do estudante sênior no processo de aprendizagem do júnior, à experiência de atuação como estudante sênior e ao que esta experiência acrescenta ao processo de formação. As principais categorias de análise que surgiram a partir da avaliação dos estudantes foram: (1) A oportunidade de troca de experiências, presente na resposta da maioria dos estudantes participantes do estudo, que ressaltaram a possibilidade de ensinar e aprender a partir de conhecimentos compartilhados nas atividades conjuntas desenvolvidas por seniores e juniores. (2) O exercício da liderança e do trabalho em equipe, evidenciado especialmente no relato dos estudantes seniores, que reconheceram as atividades do seniorato como propícias ao desenvolvimento de competências ligadas à gestão de pessoas no trabalho de enfermagem. (3) A possibilidade de revisitar conhecimentos previamente construídos, que são demandados e mobilizados em situações vivenciadas na orientação dos estudantes juniores. (4) Os conflitos na interação entre estudantes seniores e juniores, com destaque para as experiências que envolvem a percepção de relações de poder. A partir da avaliação dos estudantes, o seniorato parece estar atendendo seu propósito educacional voltado ao trabalho em enfermagem, ficando evidente a necessidade de um acompanhamento curricular desta estratégia de forma mais acurada, especialmente no que se refere à compreensão do papel do estudante sênior e de suas competências frente aos juniores.


Palavras-chave:  enfermagem, integração ensino-trabalho-cidadania, seniorato