9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:831-1



831-1PORTFÓLIO EM MÍDIA: UMA NOVA ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO ENVOLVENDO ESTUDANTES, PROFESSORES, PAIS E PACIENTES NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores:Verônica Santos Albuquerque (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Suzelaine Tanji (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Ana Paula Vieira dos Santos Esteves (UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos) ; Carlos Otávio Fiúza Moreira (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública)

Resumo

O presente relato de experiência se propõe a apresentar uma nova modalidade de portfólio – o portfólio em mídia – concebido por professores do Curso de Enfermagem do UNIFESO como forma de divulgação e valorização da produção dos estudantes e como centro de um evento semestral para encontro de sujeitos importantes no processo de formação técnica e social dos futuros enfermeiros. De acordo com Dey e Fenty (1997) o portfólio constitui-se numa compilação de trabalhos produzidos e colecionados durante a experiência universitária do estudante. Para Villas Boas (2006), o portfólio é um dos procedimentos condizente com a avaliação formativa, uma vez que contempla três princípios básicos: (1) a avaliação como um processo em desenvolvimento; (2) a participação ativa dos estudantes nesse processo, identificando o que sabem e o que ainda não sabem e (3) a reflexão do estudante sobre sua aprendizagem. Portfólios vêm sendo utilizados na graduação dos enfermeiros no UNIFESO desde 2007 e são compostos por três dimensões previstas (trajetória do estudante, sínteses a partir de situações-problema processadas em tutoria e textos reflexivos sobre as atividades práticas em cenários de trabalho em saúde), além de duas dimensões opcionais (a descrição de atividades complementares acadêmicas e sociais e processos criativos desenvolvidos durante a formação). No ano de 2009, o portfólio em mídia nasce com a proposta de revelar através de imagens as produções acadêmicas, culturais e sociais, especialmente voltadas ao cuidado, dos estudantes durante um semestre. A preparação do portfólio ficou a cargo de um professor, o coordenador do período, responsável por agrupar fotos dos estudantes nos diversos cenários de aprendizagem e atuação e realizar a edição das imagens com incorporação de breves textos e trilha sonora, com auxílio do programa Movie Maker. As apresentações do portfólio em mídia aconteceram como uma das atividades de encerramento dos semestres letivos. Para tal, foram convidados todos os professores e estudantes do período, seus familiares e pacientes que receberam cuidados dos enfermeiros em formação durante o semestre. A experiência se mostrou potente no estímulo à participação dos familiares no processo educativo, no deslocamento dos pacientes para o espaço da universidade, na mobilização da afetividade, no reconhecimento da produção individual e coletiva dos estudantes, na reflexão sobre identidade profissional e na motivação destes para os períodos subsequentes.


Palavras-chave:  enfermagem, avaliação, portfólio