<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:831-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">831-1</td><td><b>PORTFLIO EM MDIA: UMA NOVA ESTRATGIA DE AVALIAO ENVOLVENDO ESTUDANTES, PROFESSORES, PAIS E PACIENTES NA FORMAO EM ENFERMAGEM</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Vernica Santos Albuquerque </u> (UNIFESO - Centro Universitrio Serra dos rgos) ; Suzelaine Tanji (UNIFESO - Centro Universitrio Serra dos rgos) ; Ana Paula Vieira dos Santos Esteves (UNIFESO - Centro Universitrio Serra dos rgos) ; Carlos Otvio Fiza Moreira (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Sade Pblica) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente relato de experincia se prope a apresentar uma nova modalidade de portflio  o portflio em mdia  concebido por professores do Curso de Enfermagem do UNIFESO como forma de divulgao e valorizao da produo dos estudantes e como centro de um evento semestral para encontro de sujeitos importantes no processo de formao tcnica e social dos futuros enfermeiros. De acordo com Dey e Fenty (1997) o portflio constitui-se numa compilao de trabalhos produzidos e colecionados durante a experincia universitria do estudante. Para Villas Boas (2006), o portflio um dos procedimentos condizente com a avaliao formativa, uma vez que contempla trs princpios bsicos: (1) a avaliao como um processo em desenvolvimento; (2) a participao ativa dos estudantes nesse processo, identificando o que sabem e o que ainda no sabem e (3) a reflexo do estudante sobre sua aprendizagem. Portflios vm sendo utilizados na graduao dos enfermeiros no UNIFESO desde 2007 e so compostos por trs dimenses previstas (trajetria do estudante, snteses a partir de situaes-problema processadas em tutoria e textos reflexivos sobre as atividades prticas em cenrios de trabalho em sade), alm de duas dimenses opcionais (a descrio de atividades complementares acadmicas e sociais e processos criativos desenvolvidos durante a formao). No ano de 2009, o portflio em mdia nasce com a proposta de revelar atravs de imagens as produes acadmicas, culturais e sociais, especialmente voltadas ao cuidado, dos estudantes durante um semestre. A preparao do portflio ficou a cargo de um professor, o coordenador do perodo, responsvel por agrupar fotos dos estudantes nos diversos cenrios de aprendizagem e atuao e realizar a edio das imagens com incorporao de breves textos e trilha sonora, com auxlio do programa Movie Maker. As apresentaes do portflio em mdia aconteceram como uma das atividades de encerramento dos semestres letivos. Para tal, foram convidados todos os professores e estudantes do perodo, seus familiares e pacientes que receberam cuidados dos enfermeiros em formao durante o semestre. A experincia se mostrou potente no estmulo participao dos familiares no processo educativo, no deslocamento dos pacientes para o espao da universidade, na mobilizao da afetividade, no reconhecimento da produo individual e coletiva dos estudantes, na reflexo sobre identidade profissional e na motivao destes para os perodos subsequentes.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;enfermagem, avaliao, portflio</td></tr></table></tr></td></table></body></html>