Poster (Painel)
829-1 | Educação em Saúde: Promovendo melhora nas condições de saúde
| Autores: | Marion Caroline do Amaral (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Pâmela Kurtz Cesar (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Eliane Caldas da Silva (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Elsa Maria Karsburg da Rosa (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Ana Paula Seerig (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) |
Resumo Caracterização do problema: Trabalhar educação em saúde na perspectiva de promoção de saúde em grupo possibilita romper com a relação verticalizada e tradicional existente entre profissional da saúde e sujeito de ação. Esta é uma estratégia que propicia a expressão das necessidades, expectativas e circunstâncias de vida que tem algum impacto na saúde dos indivíduos.
Portanto, o termo Promoção da Saúde ultrapassa ações específicas do setor saúde. Desde modo, preconizar a produção coletiva de conhecimento e a reflexão acerca da realidade vivenciada, facilitando os processos reflexivos para o enfrentamento de situações de vida. Com isso, almeja-se proporcionar a todos condições de melhora da própria saúde, sensibilizar para o auto cuidado e promover a conscientização e a co-responsabilização.
Descrição da experiência: E nesse sentido os residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integral em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, contemplando as profissões da nutrição, terapia ocupacional, psicologia e fisioterapia, vêm desenvolvendo ações de educação em saúde por meio de grupos.
Com destaque o GRUPO VIDA LEVE, resultado da inserção dos residentes em uma Unidade de Saúde de Família (USF) de Santa Maria, que possibilitou a identificação desta demanda na área de abrangência.
O grupo trabalha na busca de instrumentalizar seus participantes a melhoras nas suas condições de saúde com questões que estimulem o auto cuidado, bem como o cuidado da família. Desta maneira, suas ações são direcionadas ao incentivo e orientações à prática de atividade física, alimentação saudável, por meio de orientações e dinâmicas que possibilitam aumento da auto-estima e fortalecimento da co-responsabilização.
Efeitos alcançados: Através desta intervenção tem-se observado um forte comprometimento dos sujeitos envolvidos no grupo, por meio de aspectos importantes como a perda de peso e o aumento da auto-estima. Além disso, as ações contribuíram com a diminuição da demanda por consultas de enfermagem e médicas e o reconhecimento disto pelos demais profissionais da USF.
Recomendações: A importância de atividades de educação em saúde em grupo como este, consiste em estimular a diminuição dos condicionantes de agravos à saúde tanto individual como de seus familiares. Desse modo, se identifica a necessidade da sensibilização tanto dos profissionais dos serviços como da gestão a este tipo de prática.
Palavras-chave: Educação em Saúde, Residência Multiprofissional, Intervenção em grupo |