<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:829-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">829-1</td><td><b>Educao em Sade: Promovendo melhora nas condies de sade </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marion Caroline do Amaral </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Pmela Kurtz Cesar (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Eliane Caldas da Silva (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Elsa Maria Karsburg da Rosa (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Ana Paula Seerig (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do problema: Trabalhar educao em sade na perspectiva de promoo de sade em grupo possibilita romper com a relao verticalizada e tradicional existente entre profissional da sade e sujeito de ao. Esta uma estratgia que propicia a expresso das necessidades, expectativas e circunstncias de vida que tem algum impacto na sade dos indivduos. Portanto, o termo Promoo da Sade ultrapassa aes especficas do setor sade. Desde modo, preconizar a produo coletiva de conhecimento e a reflexo acerca da realidade vivenciada, facilitando os processos reflexivos para o enfrentamento de situaes de vida. Com isso, almeja-se proporcionar a todos condies de melhora da prpria sade, sensibilizar para o auto cuidado e promover a conscientizao e a co-responsabilizao. Descrio da experincia: E nesse sentido os residentes do Programa de Residncia Multiprofissional Integral em Sistema Pblico de Sade da Universidade Federal de Santa Maria, contemplando as profisses da nutrio, terapia ocupacional, psicologia e fisioterapia, vm desenvolvendo aes de educao em sade por meio de grupos. Com destaque o GRUPO VIDA LEVE, resultado da insero dos residentes em uma Unidade de Sade de Famlia (USF) de Santa Maria, que possibilitou a identificao desta demanda na rea de abrangncia. O grupo trabalha na busca de instrumentalizar seus participantes a melhoras nas suas condies de sade com questes que estimulem o auto cuidado, bem como o cuidado da famlia. Desta maneira, suas aes so direcionadas ao incentivo e orientaes prtica de atividade fsica, alimentao saudvel, por meio de orientaes e dinmicas que possibilitam aumento da auto-estima e fortalecimento da co-responsabilizao. Efeitos alcanados: Atravs desta interveno tem-se observado um forte comprometimento dos sujeitos envolvidos no grupo, por meio de aspectos importantes como a perda de peso e o aumento da auto-estima. Alm disso, as aes contriburam com a diminuio da demanda por consultas de enfermagem e mdicas e o reconhecimento disto pelos demais profissionais da USF. Recomendaes: A importncia de atividades de educao em sade em grupo como este, consiste em estimular a diminuio dos condicionantes de agravos sade tanto individual como de seus familiares. Desse modo, se identifica a necessidade da sensibilizao tanto dos profissionais dos servios como da gesto a este tipo de prtica. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Residncia Multiprofissional, Interveno em grupo</td></tr></table></tr></td></table></body></html>